Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Messori explica o sentir do Papa: «Somos servos inúteis; Cristo é o que salva à Igreja»

Numa longa análise

O jornalista que melhor conhece Joseph Ratzinger-Bento XVI responde à interrogação que muito se fizeram: "Não era mais «cristão» seguir o exemplo do beato João Paulo II?".

Actualizado 13 Fevereiro 2013

ReL


Vittorio Messori, o famoso jornalista italiano autor da entrevista a João Paulo II "Cruzando o umbral da esperança", e do livro-diálogo "Informe sobre a fé" ao então cardeal Ratzinger, escreveu uma extensa análise no Corriere della Sera, que reproduz exclusivamente em espanhol Religión en Libertad.

Messori responde à interrogação que muitos se fizeram: "Não era mais «cristão» seguir o exemplo do beato Wojtyla, isto é, a resistência heróica até o final, em vez do exemplo de São Celestino V? Graças a Deus, são muitas as histórias pessoais, muitos os temperamentos, os destinos, os carismas, as maneiras de interpretar e viver o Evangelho. Grande, apesar do que pensam aqueles que não a conhecem desde dentro, grande é a liberdade católica".

"Toca-lhe a Ele dirigi-la"
"Muitas vezes, - assinala Messori - o então cardeal me repetiu, nas entrevistas que teríamos ao longo dos anos, que quem se preocupa demasiado pela difícil situação da Igreja (quando não o foi?) demonstra não haver entendido que esta pertence a Cristo, é o corpo mesmo de Cristo. Portanto, toca-lhe a Ele dirigi-la e, se é necessário, salvá-la. «Nós», dizia-me, «somente somos palavra do Evangelho, servos, e por adição inúteis. Não nos tomemos demasiado a sério, somos unicamente instrumentos e, além disso, com frequência ineficazes. Não nos devaneemos demasiado os cérebros pelo futuro da Igreja: realizemos até o final nosso dever, Ele pensará nos demais».

A humildade de passar o testemunho
"Existe também, por cima de tudo talvez, esta humildade, na decisão de passar o testemunho: o instrumento vai desaparecer, o Dono da seara (como gosta de chamar-lhe, com termos evangélicos) necessita novos operários, que, portanto, cheguem, conscientes isso sim, de ser só servidores. Enquanto aos anciãos agora já extenuados, dêem o trabalho mais valioso: o oferecimento do sofrimento e o compromisso mais eficaz. O da oração inesgotável, esperando a chamada à Casa definitiva".

Um novo serviço à Igreja
"Diziam as últimas palavras do anúncio de ontem: «Também no futuro, quero servir de todo o coração à Santa Igreja de Deus com uma vida dedicada à oração». Nos anos de pontificado repetiu com frequência: «O coração da Igreja não está onde se projecta, se administra, se governa, mas sim onde se reza»".

"Portanto, o seu serviço à Católica não só continua, mas sim que, na perspectiva da fé, se faz ainda mais relevante: se não elegeu um mosteiro longínquo — talvez na Baviera ou o de Montecassino, que o Papa Wojtyla tinha pensado como último recurso —, é possivelmente para dar testemunho, também com a proximidade física ao túmulo de Pedro, quanto deseja permanecer junto à Igreja, a que quer doar-se até o final".

O Dia Mundial do Doente
Messori recorda que o Papa escolheu a data de 11 de Fevereiro, aniversário da primeira aparição da Virgem em Lourdes, por ser o Dia Mundial do Doente. "Disse Ratzinger, no latim da breve e surpreendente declaração: «Cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino»".

"Portanto, que dia podia ser mais adequado para tomar consciência diante do mundo da sua própria enfermidade de ancião que o dedicado à Virgem de Lourdes, protectora dos enfermos? No fundo, também nisto se dá um sinal de solidariedade fraterna para todos aqueles que, por enfermidade ou por idade, não podem contar mais com as suas próprias forças".

Não fará sombra ao novo Papa
Por último, o jornalista italiano sublinha que "se a permanência no Vaticano for permanente, a discrição proverbial de Joseph Ratzinger assegura que não existirá nenhuma interferência com o governo do sucessor. Estamos convencidos de que rejeitará inclusive papel de «conselheiro» cheio de anos, mas também de experiência e de sabedoria, inclusive ainda que houvesse petições explícitas do novo papa reinante. Na sua perspectiva de fé, o único verdadeiro «conselheiro» do pontífice é o Espírito Santo que, debaixo a abóbada da Sixtina, o assinalou com o dedo".


in

Sem comentários:

Enviar um comentário