Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Milhares de jovens participam no «I Festival da Juventude Centro-americana», nas Honduras


Medjugorje cruza «el Charco»

Actualizado 8 Fevereiro 2013

ReL

Honduras acolhe este fim-de-semana milhares de jovens de outros países do Centro-américa e Caribe, no I Festival da Juventude Centro-americana, evento que celebra a sua primeira edição com a intenção de transladar à América Latina a vivência do Festival Internacional de Jovens, celebrado todos os anos na primeira semana de Agosto, em Medjugorje (Bósnia Herzegovina).

O acto terá lugar nos dias 8 e 9 de Fevereiro em Danlí, província de El Paraíso, no campus que ali possuí a Universidade Católica das Honduras (UCH), instituição organizadora do Encontro.

Com o cardeal das Honduras
A inauguração do I Festival da Juventude Centro-americana será presidida pelo cardeal Oscar Andrés Rodríguez de Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, que pronunciará um discurso à juventude congregada em torno da capela do campus.

Curiosamente, a dita capela é uma réplica exacta da paróquia de Santiago Apóstolo, em Medjugorje.

Tal como sucede durante o Festival de Jovens de Medjugorje, os assistentes terão uma carregada agenda durante os dois dias do encontro, com numerosas horas dedicadas à oração, à adoração eucarística e à Liturgia. Não faltarão tampouco os cantos e os testemunhos.

Testemunhos e especialistas
Neste capítulo testemunhal haverá presença espanhola na pessoa de dois convidados que conhecem bem a realidade do fenómeno que se vive no povo bósnio. Trata-se em primeiro lugar do padre Manuel Hernández, sacerdote da diocese das Canárias, muito conhecido entre os peregrinos espanhóis que visitaram o lugar; e do jornalista Jesús García, autor entre outras obras de Medjugorje (Libros Libres, 2009), livro que se converteu em best-seller, dando a conhecer assim em Espanha o fenómeno que desde 1981 se vive na povoação balcânica.

O testemunho mais esperado por todos será o de Ivan Dragicevic, um dos supostos videntes de Medjugorje, que assegura viver aparições da Virgem Maria desde aquele longínquo 24 de Junho de 1981 até hoje, todos os dias. É por isto que se prevê que Ivan viverá em público a sua aparição no sábado, acompanhado dos mais de 4000 jovens que já registaram a sua presença no Encontro.

“Será uma chuva de graça, sinto-me como os peregrinos que podiam visitar Lourdes nos tempos de Santa Bernadette”, declara uma jovem estudante de Danlí. “É incrível pensar que a Virgem Maria vai visitar a nossa universidade”, comenta um aluno da UCH.

A parte dos testemunhos será terminada já no sábado por Patrick e Nancy Latta, casal estabelecido em Medjugorje desde que viveram uma significativa conversão depois de ler uma mensagem da Virgem num livro de Medjugorje.

Uma réplica da cruz
O Festival servirá de marco também para a inauguração de uma réplica da cruz localizada em cima do Monte Krizevac, em Medjugorje, a que tradicionalmente sobem os peregrinos, contemplando as estações da Via Sacra. Víctor Fernández, director do Campus Santiago Apóstolo de Danlí, explicou que a Cruz, de 20 metros de altura, “poderá ser observada desde os diferentes pontos cardiais da cidade, o que será uma bênção para toda a comunidade”.

Martín Pastrana, pároco da igreja Imaculada Conceição, em Danlí, comentou que “este festival servirá para que os jovens centro-americanos que nunca puderam peregrinar até Medjugorje, vivam assim a experiência da peregrinação”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário