Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Primeiro encontro teológico de protestantes europeus e Vaticano

Encontro ecuménico em Viena
Diálogo em Viena

A reunião versará sobre eclesiologia

Protestante Digital, 07 de Fevereiro de 2013 às 10:41

(Protestante Digital).- Este 7 de Fevereiro se abre em Viena o Diálogo Teológico entre a Cúpula da Comunhão de Igrejas Protestantes na Europa (CPCE) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPUC). No centro de consulta, a primeira de uma série, está a eclesiologia. Um tema ecumenicamente espinhoso, tanto é assim que para a Igreja católica as igrejas protestantes não são na realidade mais que meras "comunidades eclesiais".

O PCPUC costuma-se entreter com os diálogos bilaterais com as igrejas ou denominações individuais. Mas este encontro com o CCPE supõe reunir-se como interlocutor com uma ampla comunhão de igrejas protestantes, mais conhecido como a " Concórdia de Leunenberg ". O CCPE representa 50 milhões de europeus herdeiros de Martín Lutero, Ulrico Zuinglio, Juan Calvino, Pedro Valdo e Juan Wesley: luteranos, reformados, valdenses e metodistas unidos.

Encabeçará a delegação de representantes protestantes o bispo luterano Friedrich Weber, membro do Presidium do CCPE, enquanto a parte católica será o cardeal Kurt Koch, presidente do PCPUC.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário