Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um sacerdote católico vietnamita, candidato ao Prémio Nobel da Paz pela sua luta pela liberdade

Encarcerado pelo regime comunista

Actualizado 9 Fevereiro 2013

María Teresa Pontara / Vatican Insider

O sacerdote católico vietnamita Thadeus Nguyễn Văn Lý, de 66 anos, foi sido proposto pelos membros do Congresso dos Estados Unidos como candidato, ao lado de Thich Quang Do, patriarca da Unified Buddhist Church of Vietnam

Thadeus Nguyễn Văn Lý foi um incansável defensor dos direitos humanos desde 1970, foi um dos maiores expoentes do movimento democrático vietnamita (Bloc 8406), pelo que foi encerrado mais de 15 anos na cadeia. Em 1983 a Amnistia Internacional incluiu-o na sua lista de prisioneiros do regime. No ano 2000 fez-se todavia mais famoso porque o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, quis um encontro com ele quando visitou o Vietname.

Em Março de 20007, depois de uma incursão da polícia local nos edifícios da arquidiocese de Hue, na qual trabalhava, Lý foi preso novamente e condenado por «difusão de informações caluniosas, difamatórias e prejudiciais para as autoridades estatais», porque havia ousado «opor-se à revolução, atentando contra a unidade do povo vietnamita».

Em Julho de 2011 foi preso outra vez pelas autoridades nacionais e condenado a 1 ano e quatro meses de liberdade vigiada (devido às suas precárias condições de saúde). Em Setembro de 2010, o Grupo de trabalho das Nações Unidas sobre a prisão arbitrária por motivos políticos tinha pedido a sua libertação imediata e incondicional (tal como havia solicitado alguns anos antes a então secretária de estado estadunidense Condoleeza Rice), pois podia-se demonstrar que a sua prisão tinha sido ilegal e que se havia negado a assistência sanitária que necessitava.

O venerável Thich Quang Do, por outro lado, é um monge budista também comprometido com a defesa dos direitos humanos, além de ser o director da UBCV, que há algum tempo era a maior organização budista do sul do Vietname. A UBCV e os seus dirigentes também converteram-se num dos alvos do governo a partir de 1975. O resultado da sua valentia: 10 anos de prisão domiciliária. Apesar de tudo, Thich Quang Do sempre declarou que está seguro de que continuará com as suas acções humanitárias para defender os direitos de todas as pessoas.

Andrew Johnston, director da organização Christian Solidarity Worldwide (CSW), segundo a agência Independent Catholic News, comentou a sua nomeação como candidato ao Nobel da Paz: «Recebemos favoravelmente a nomeação do padre Ly Tadeus Nguyen Van e do venerável Thich Quang Do para o Nobel da Paz de 2013. Devido à sua decidida acção de luta pela liberdade e pelos direitos humanos, eles deviam suportar a redução da própria liberdade, mas perseveraram com valentia no seu caminho. Esperamos que a sua nomeação contribua a chamar a atenção internacional sobre a forma como os governos tratam os dissidentes políticos e religiosos. O CSW apoia Ly e Thich Quang Do, e também convida o governo do Vietname a proteger e promover os direitos humanos e a liberdade religiosa no país».


in

 

Sem comentários:

Enviar um comentário