Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

A Bíblia, o mais visto: arrasou na Segunda-feira Santa com 3,9 milhões de espectadores para a Antena 3

Histórias que apaixonam sempre

Na Quinta-feira Santa a TeleCinco contra-ataca com uma mini-série de Lux Vide sobre a Virgem Maria e na sexta-feira, La 2 e o Canal Historia, com documentários sobre Jesus Cristo.

Actualizado 26 de Março de 2013

P. J. Ginés / ReL


Declan Huerta, sacerdote da diocese de Cuenca e grande aficionado das histórias cheias de épica, sentou-se na tarde de Segunda-feira Santa a ver a nova série de televisão de "A Bíblia" na Antena 3, e foi comentando com bom humor as suas impressões por Twitter: "Os anjos da capa vermelha parecem personagens ninja de Assasin´s Creed", "Espectacular a passagem do Mar Vermelho, mas falta a coluna de fogo que detinha o Faraó e o seu exército"; "O faraó, actuando de pós-moderno ególatra: eu sou Deus; e dizemos que temos evoluído"...

O veredicto final do sacerdote sobre esta série é positivo: "não está gerando confusões no Antigo Testamento, nem pretende explicar de forma racionalista os relatos. Tem os seus pontos de posta em cena discutíveis, mas nada que afecte a mensagem", comenta no seu Facebook.

Tarde na noite, volta "Grande Irmão"
O padre Declan deixou de ver os últimos capítulos, já tarde pela noite, como fez muita gente: no "late night" o Grande Irmão da TeleCinco conseguiu 20% de quota de ecrã enquanto "A Bíblia" ainda mantinha 18,4% a essa hora.

Foi um alívio para a TeleCinco, porque o certo é que a sua rival Antena 3 arrasou com "A Bíblia" durante toda a tarde, logrando quase 3,9 milhões de espectadores no "prime time", 23,6% da quota de ecrã.

Por comparação, "Gladiator", na La 1, ainda que fosse uma história de romanos com toques hispânicos e espirituais, só atraiu 11% (1,8 milhões de pessoas) e Grande Irmão a essas horas 17% na TeleCinco (entre 2,4 e 2,6 milhões de espanhóis de inquietudes culturais perfeitamente descritíveis).

A Bíblia, melhor que famosos em fato de banho
Antena 3 fez bem em deixar de lado o seu concurso "Splash" de famosos (e famosas) em fato de banho que se atiram à piscina, que faz uma semana já só conseguia 2,6 milhões de espectadores: com A Bíblia ganhou 50% mais de pessoas junto ao televisor.

A série de dez capítulos foi produzida por Mark Burnett e Roma Downey, e conta com um elenco internacional em que se destacam o português Diego Morgado como Jesus Cristo, a própria Roma Downey, que interpreta a Virgem Maria, e o marroquino Mohamed Mehdi Ouanzanni como Satanás: há quem tenha assinalado que se parece muito com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, mas os produtores negam qualquer intencionalidade.

Anjos... O padre Declan diz que recordam a estética do videojogo Assassin´s Creed
Música de Hans Zimmer
A série produziu-se com um orçamento de 22 milhões de dólares e conta como responsável musical o ganhador de um Oscar por O Rei Leão e dois Globos de Ouro Hans Zimmer, que já musicou, por exemplo, O Cavaleiro das Trevas. Na sua estreia nos EUA conseguiu quase 15 milhões de espectadores.

Na quinta-feira: TeleCinco, com a Virgem Maria
Na TeleCinco, Maria de Nazaré... E Paz Veja
Na quinta-feira, Telecinco deixa por um pedaço de vender "Grande Irmão" e estreia "Maria de Nazaré", uma mini-série de dois capítulos de produção italoespanhola sobre a figura da Virgem Maria cuja vida se entrecruza com a de Maria Madalena, outra jovem judia do seu mesmo povoado, a quem dão vida a alemã Alissa Jung e a espanhola Paz Vega.

A Palestina de há 2000 anos foi recreada em Tunes, concretamente nos estúdios Empire, na localidade de Hammamet, e em localizações exteriores da cidade de Monastir e do deserto, numa produção de Mediaset España, a italiana Lux Vide e a alemã Beta Film.

Maria de Nazaré recolhe o relato de episódios bíblicos como a Anunciação de Maria, a fuga para o Egipto, a adoração dos Magos, o milagre das bodas de Canaá e a Paixão de Cristo, que a Telecinco completará na Sexta-feira Santa.

La 2, na Sexta-feira Santa, emite ´Jesus, o homem´
Essa mesma sexta-feira, La 2 emitirá o documentário Jesus. O homem, que aborda a figura histórica de Jesus Cristo da mão de testemunhos dos especialistas reconhecidos a nível internacional sobre o debate das fontes históricas e os acontecimentos menos conhecidos da sua vida.

Três documentários no Canal História
O Canal História programa para estes dias pela sua parte na Semana Santa diversos documentários que abordam a religião e a sua relação com a ciência emitindo Em busca de Deus na sexta-feira 29, enquanto abordarão os aspectos menos conhecidos da vida de Jesus no documentário Os 40 dias ignorados de Jesus que emitirão no sábado 30, enquanto no domingo 31 se centrarão nos meandros da residência do Papa e do funcionamento hierárquico da Igreja com o documentário Acesso secreto: o Vaticano.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário