Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Assim será o escudo papal

O escudo papal
Integra o emblema da Companhia de Jesus

"Miserando atque eligendo"

Redacção, 18 de Março de 2013 às 18:28

"Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu"), é o lema escolhido pelo papa Francisco para o escudo papal, no qual integrou o emblema da Companhia de Jesus, a que pertence, sobre um sol radiante, e que foi apresentado hoje pelo Vaticano.

Em linhas essenciais, o papa Francisco conservou o seu escudo de bispo, a que acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra colocada entre as chaves de prata e ouro, entrelaçadas com um cordão vermelho.

Na parte alta do escudo encontra-se o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador".

Sobre a letra H encontra-se uma cruz, em ponta, e debaixo das letras IHS, sempre dentro do sol radiante, três cravos em negro.

Na parte baixa do escudo, à sua direita, encontra-se uma estrela e a flor de nardo.

A estrela simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja, e a flor de nardo a são José, patrão da Igreja Universal.

Na tradição espanhola são José é representado com um ramo de nardos na mão.


Com este escudo, informou o Vaticano, o papa quis ressaltar a sua particular devoção à Virgem e a são José.

O lema "Miserando atque eligendo" ("Olhou-o com misericórdia e o escolheu") está tomado das homilias de são Beda o Venerável, o qual, comentando o evangelho de Mateus, escreveu "Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me" (Viu Jesus um publicano e como o olhou com sentimentos de amor escolheu-o e disse-lhe: segue-me".

O Vaticano explicou hoje que esta homilia é uma homenagem à misericórdia divina e influiu na vida e itinerário espiritual do papa Francisco, que já elegeu esse lema quando foi nomeado bispo.

(Rd/Agencias)


in

Sem comentários:

Enviar um comentário