Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Nightfever, a evangelização nocturna e na rua com música e velas, chega a Espanha

Nasce em 2005; usa-se em 44 cidades

É noite de sábado, muitas pessoas passam em frente à igreja, mas esta não está fechada: uns jovens na rua repartem velas e animam os viandantes a acendê-las dentro. Porque não?

Actualizado 22 de Março de 2013

P.J.Ginés / ReL


No sábado, 25 de Maio, Valência acolherá o primeiro evento de evangelização "Nightfever" em Espanha, e os seus promotores querem abri-lo a tantos voluntários e participantes como seja possível.

Também convidam pessoas de outras cidades e dioceses a participar, para que conheçam este método que já se emprega em sete países e em 44 cidades, sobretudo da descristianizada Europa.

Novos métodos, novo ardor
João Paulo II definia a Nova Evangelização como "nova linguagem, novo ardor e novos métodos". Nightfever é um desses métodos, que se emprega com êxito desde 2005: nasceu na Alemanha logo depois da JMJ de Colónia.

O método é da Nova Evangelização, não de formação dos já comprometidos com Deus, mas sim uma forma de "aproximar do Senhor pessoas que ainda não o conhecem ou faz tempo que não tem contacto com Ele".

Requer um templo em zona populosa
O Nightfever está desenhado para evangelizar na noite. Decora-se "com carinho" uma igreja situada num lugar central da cidade, uma zona onde haja muita afluência de gente.

Um grupo de voluntários situados na entrada do templo oferece uma vela às pessoas que passam pela rua. Quando estes perguntam a que se deve, convidam-se a entrar e acender a vela diante do altar.

Uma vez dentro, um grupo de voluntários dá as boas-vindas ao recém-chegado e indica-lhe como pode aproveitar as distintas propostas da noite.

Acender uma vela é por sua vez um gesto activo e voluntário que aproxima a pessoa do sagrado, e que pode interpelar as pessoas muito afastadas de Deus, da Igreja ou do cristianismo.

Não é um discurso, mas sim uma acção; não é uma teoria, mas sim um actuar. E é um primeiro passo de aproximar o afastado do Mistério e conseguir que cruze o átrio do templo.

Depois, no interior da Igreja, belamente decorada, existe a possibilidade de confessar-se, de falar com alguém de um tema pessoal ou espiritual, de rezar, ou simplesmente de escutar música evangelizadora.

Nasceu com a JMJ de Colónia

Um par de jovens tiveram a ideia de criar um espaço de oração com o Santíssimo durante a JMJ de Colónia em 2005. Esta iniciativa teve tanto êxito que o que num princípio ia ser uma ocasião única, converteu-se num evento periódico da cidade. Neste tempo, Nightfever estendeu-se na Alemanha por 44 cidades.

Chega a Espanha com o apoio da Delegação de Infância e Juventude da Diocese de Valência, e é uma experiência transversal, um método evangelizador que podem conhecer e utilizar muito diversas realidades paroquiais, juvenis, movimentos ou associações cristãs.

Evangelizar cria laços
Nesta primeira experiência, a organização procura voluntários dos 16 a 35 anos para colaborar na preparação e celebração. Mas qualquer um pode ir e apoiar com a sua presença e oração no templo, "ajudando a criar o ambiente idóneo para que quem entre se sinta acompanhado".

Esta actividade também ajuda os jovens da diocese a encontrar-se, conhecer-se, trabalhar juntos, estabelecer laços fraternos enquanto evangelizam e desenvolvem neles uma mentalidade missionária.

Assim, no sábado 25 de Maio, Nightfever chega a Espanha com uma missa às 18:30 e adoração ao Santíssimo desde as 20h até a meia-noite.

Contacto por e-mail: nightfevervalencia@gmail.com
No Facebook: Nightfever Valencia En Twitter @nightfevervlc

Página oficial internacional:
http://en.nightfever-online.com



in

Sem comentários:

Enviar um comentário