Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa Francisco nomeia o novo arcebispo de Buenos Aires

Dom Mario Aurelio Poli será o pastor da capital argentina


Roma,


O santo padre nomeou como arcebispo de Buenos Aires dom Mário Aurelio Poli, transferindo-o da diocese de Santa Rosa para a capital da Argentina.

Dom Poli nasceu em Buenos Aires em 29 de Novembro de 1947. Fez os estudos primários na escola pública e os secundários na Escola Paroquial de São Pedro Apóstolo. A faculdade de Direito e de Ciências Sociais foi cursada na Universidade de Buenos Aires, assim como a licença em Serviços Sociais. Aos 22 anos, ele entrou no Seminário Metropolitano de Buenos Aires e estudou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 25 de Novembro de 1978. O doutorado em Teologia foi feito na Universidade Pontifica Católica Argentina.

Como presbítero, dom Poli exerceu os seguintes ministérios: vigário paroquial na paróquia de San Cayetano, de 1978 a 1980; superior no seminário maior, de 1980 a 1987; capelão das Servas do Espírito Santo, de 1988 ao 1991; assistente eclesiástico da Associação Leiga Fraternidades e Agrupações de São Tomás de Aquino, de 1988 a 1992. Também foi director do Instituto Vocacional São José, curso propedêutico no seminário maior. Foi membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral. Deu aulas de História Eclesial na faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Católica Argentina.

Em 8 de Fevereiro de 2002, foi nomeado bispo titular de Abidda e auxiliar de Buenos Aires, ao mesmo tempo em que continuava o trabalho como professor. Recebeu a ordenação episcopal em 20 de Abril de 2002. Em 24 de Junho de 2008, foi nomeado bispo residencial de Santa Rosa.

Dentro da Conferência Episcopal Argentina, foi membro da Comissão Episcopal para a Educação Católica e da Comissão dos Ministérios. Actualmente é presidente da Comissão Episcopal para a Catequese e para a Pastoral Bíblica.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário