Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Via-Sacra ao vivo em Fátima


Dia 24 de Março é Domingo de Ramos e pela primeira vez em Fátima vai realizar-se uma “via-sacra ao vivo”, organizada pela Paróquia de Fátima.

O evento vai contar com a participação de vários grupos e movimentos católicos que integram a comunidade. “Na paróquia temos o grupo da Pastoral do Turismo a funcionar para o acolhimento aos turistas e peregrinos. Foi a partir deste grupo que começou a ideia de realizarmos no Domingo de Ramos o evento para os que nos visitam e para a gente da nossa terra”, adianta o padre Rui Marto, pároco de Fátima.

A via-sacra tem início junto à Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, às 14h30, seguindo depois em direcção à igreja paroquial. Ao todo serão cerca de 2,5 quilómetros, onde figurantes e actores irão representar as cenas da “Paixão de Cristo”.

Uma das novidades da via-sacra em Fátima, em relação a outros eventos do género, será a participação das crianças da catequese: “Jesus disse as suas parábolas para explicar aquilo que lhe ia acontecer, assim, nalgumas estações da via-sacra vamos ter o grupo da catequese a figurar a parte do ensinamento de Jesus”, explicou o pároco.

Para além das crianças e jovens da catequese e dos escuteiros, a iniciativa irá contar com a participação do Conservatório de Música de Ourém-Fátima. Sem conseguir precisar o número de pessoas envolvidas na organização do evento, o padre Rui Marto garante que “tem havido boa vontade de muita gente”, acrescentando que “se tudo correr bem” poder-se-á repetir nos próximos anos.

“O nosso objectivo não é fazer tradição, a tradição vai-se criando, no entanto, juntam-se aqui dois factores muito importantes que podem fazer a tal tradição: o factor catequético e o factor cultural”, conclui.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário