Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A canonização de João Paulo II poderia ser em Outubro depois dos médicos aprovarem o milagre

Falta a opinião de teólogos e cardeais

A comissão médica reconheceu que a cura é inexplicável. Se chegar o visto bom dos teólogos, João Paulo II será santo só oito anos depois da sua morte.

Actualizado 23 de Abril de 2013

Andrea Tornielli / Vatican Insider


«Santo já!»: a canonização de João Paulo II está-se aproximando a passos agigantados e poderia celebrar-se já no próximo mês de Outubro. Durante os passados dias, a Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos de facto reconheceu que é inexplicável uma cura atribuída ao beato João Paulo II.

Um presumível «milagre» que se é aprovado também pelos teólogos e os cardeais, como é muito provável, fará que o Pontífice polaco desaparecido em 2005 obtenha a auréola de santo num tempo recorde, apenas oito anos depois da sua morte.

Máxima discrição
Tudo teve lugar com um grande segredo, com a máxima discrição. Em Janeiro, o postulador da causa, monsenhor Slawomir Oder, apresentou à Congregação vaticana para os santos para uma opinião preliminar uma presumível cura milagrosa. Como é sabido, depois da aprovação de um milagre para a proclamação como beato, o procedimento canónico prevê o reconhecimento do segundo milagre.

Historiais clínicos
Dois médicos da comissão vaticana examinaram previamente este novo caso, dando ambos a sua opinião favorável. O dossier com os historiais clínicos e os testemunhos, consequentemente foi apresentado oficialmente ao dicastério que o incluiu de seguida na agenda para o seu exame. Nos passados dias foi discutido por uma comissão de sete médicos, presidida pelo doutor Patrizio Polisca, cardiólogo de João Paulo II, médico pessoal de Bento XVI e agora do Papa Francisco.

Também a comissão médica deu a sua opinião favorável, a primeira via livre oficial por parte do Vaticano, e definiu portanto como inexplicável a cura atribuída à intercessão do beato Karol Wojtyla.

Falta pouco para a canonização...
Trata-se da superação do primeiro obstáculo fundamental, dado que o presumível milagre terá que ser agora aprovado pelos teólogos e logo pelos cardeais e bispos da congregação, antes de ser submetido ao Papa para o «sim» definitivo. Mas de todos os modos, o da comissão é o trâmite que se considera mais importante: nem os teólogos nem os cardeais entram de facto nas valorizações clínicas concernentes ao caso.

O Papa Francisco a favor da canonização de João Paulo II
É evidente, pelos passos que já foram dados, a vontade da Congregação para as causas dos santos de proceder de maneira veloz, como já sucedeu com a beatificação de João Paulo II, celebrada pelo seu sucessor Bento XVI o 1 de Maio de 2011. Este rumo preferencial que continua estando aberto para Wojtyla indica que também o Papa Francisco está a favor da canonização do Pontífice polaco.

20 de Outubro de 2013... Possível data?
Todavia é prematuro falar de datas para a canonização, mas a rapidez com a qual está tendo lugar o processo do milagre deixa todavia aberta a possibilidade de que se celebre no domingo 20 de Outubro, aproveitando a festa litúrgica atribuído ao beato Wojtyla, fixada em 22 de Outubro.

Papas santos
A canonização converterá João Paulo II no segundo Papa proclamado santo no último século, depois de Pio X. Outros dois Papas beatificados mas não declarados santos são Pio IX e João XXIII. Outro Pontífice que está vendo chegar a sua beatificação é Paulo VI: depois da conclusão do processo já foi apresentado à Congregação para as causas dos santos um milagre atribuído à sua intercessão. Todavia espera-se a indicação de um milagre para a causa de Pio XII. Enquanto se encontra na fase avançada o processo do Papa Luciani. A história do papado do Século XX, como se vê, está atestada de aureolas.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário