Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bento XVI: simplicidade de uma personalidade e vida unificadas

Papa emérito completa 86 anos de idade


Roma,16 de Abril de 2013


O papa emérito Bento XVI completa hoje 86 anos de idade. Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, Alemanha, no dia 16 de Abril de 1927, passou sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena cidade perto da Áustria.

No artigo publicado em maio de 2006 do «L’Osservatore Romano» com o título «O primeiro ano de pontificado de Bento XVI» o autor Jesus Villagrasa L.C. lembra que na tarde de sua eleição, o então novo Papa, Bento XVI, apresentou-se como «um simples, humilde, trabalhador na vinha do Senhor».

“Sua autobiografia, Minha vida, Recordações (1927-1977), confirma esta descrição: tem a simplicidade de uma personalidade e vida unificadas, a humildade do insubornável servidor da verdade que se entrega a Cristo, a sua Igreja e aos homens sem cálculos ou protagonismos indevidos. Sente-se, foi e é um cooperador de Deus e de seus irmãos, primeiro como professor universitário, depois como bispo e agora como Vigário de Cristo: um cooperador da verdade”, continua o artigo.

Facto que confirma a atitude humilde de Ratzinger ao renunciar o Pontificado em 11 de Fevereiro deste ano.

Ainda no artigo acima citado o autor lembra que Bento XVI impulsionou com vigor as Jornadas Mundiais da Juventude. “A JMJ de Colónia que teve por lema «Viemos adorá-lo», talvez tenha sido o maior dom de Deus ao Papa no primeiro ano de pontificado. Ele não a planejou. Foi algo que «a Providência divina quis». O Papa marcou esta jornada com uma palavra e um gesto. A palavra, sempre repetida, foi Cristo. O gesto foi o abraço”- afirma o autor.

Hoje, 16 de Abril de 2013, os voluntários e peregrinos da JMJ Rio 2013 expressaram suas felicitações e palavras de gratidão a Bento XVI num artigo publicado no site oficial do evento.

Marcelo Sampaio recordou que o YouCat, Catecismo jovem da Igreja, foi um dos grandes legados deixados pelo Papa Emérito para a juventude. “Nesse dia, que o senhor comemora o dom da vida, peço a Deus que continue iluminando o senhor como pastor amado que tanto fez por suas ovelhas. Feliz aniversário! Somos sua juventude, Bento!”, disse.

“A sua oferta, disponibilidade, alegria me impulsionaram a seguir a Cristo sem temer. Que o Senhor o conserve em Seu amor e a Virgem Mãe o leve a dizer sempre o Fiat.”, expressou Emília Azevedo.

“Gostaria de exprimir a nossa gratidão por tudo o que Vossa Santidade faz, de assegurar a nossa oração e de formular os bons votos a fim de que a bondade de Deus o possa acompanhar em cada dia e ser a luz do seu caminho. Bento XVI parabéns pelo seu aniversário!”, escreveu Leonardo Sales na fanpage da JMJ Rio2013.

A data foi lembrada pelo Santo Padre Francisco no inicio da celebração da Missa na Capela da Domus Santa Marta quando convidou à oração todos os presentes com estas palavras: “Hoje é o aniversário de Bento XVI, ofereçamos a missa por ele, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muita consolação”.

O irmão do Papa emérito Bento XVI, Monsenhor Georg Ratzinger, está há diversos dias em Castelgandolfo, para festejar de maneira familiar e fraterna a recorrência de hoje.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário