Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Diálogo e anúncio

III Encontro dos Bispos e Delegados para as Relações com os Muçulmanos na Europa


Roma,


É possível dialogar com os muçulmanos como parte integrante da nova evangelização e, portanto, como uma oportunidade de proclamar Jesus Cristo, respeitando a liberdade de todos, mas sem por isto esconder a própria convicção? E como os jovens cristãos e muçulmanos constroem a sua identidade na sociedade europeia de hoje? A actual situação de crise (económica, da instituição familiar, ética) tem impacto na identidade dos jovens? Em suma, quais são os desafios que a Igreja enfrenta nos espaços do multiculturalismo?

Estas e outras questões deverão ser respondidas pelos bispos e delegados das Conferências Episcopais da Europa responsáveis pelas relações com os muçulmanos, durante os três dias do encontro que acontece em Londres.

O encontro, promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e encabeçado pelo cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux, acontecerá na Fundação Real Saint Catherine (2 Butcher Row, London E14 8DS). A abertura, na quarta-feira, 1º de Maio, ficará a cargo do cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso. Durante o encontro, participará ainda o presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e de Gales, dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster.

A exposição central vespertina, a cargo do especialista Andrea Pacini, secretário da Comissão para o Ecumenismo e para o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Episcopal Regional do Piemonte-Valle d'Aosta (Itália), apresentará o o tema "Diálogo e anúncio", com base no documento homónimo de 1991 produzido conjuntamente pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e pela Congregação para a Evangelização dos Povos (disponível em inglês e português em http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/interelg/index_it.htm).

Na quinta-feira, 2 de Maio, a jornada será toda dedicada à reflexão, ao diálogo e à troca de experiências sobre o tema "Construindo identidades religiosas entre jovens cristãos e muçulmanos na Europa: um desafio para a pastoral eficaz dos jovens cristãos que vivem com muçulmanos". As reflexões serão confiadas à professora Brigitte Maréchal, da Universidade de Louvain, que tratará do processo de construção da identidade dos jovens muçulmanos que lidam com as tensões e convergências entre o factor religioso e a cidadania, tema que a docente estudou extensivamente.

Em seguida, o secretário da Conferência Episcopal Suíça, dr. Erwin Tanner, apresentará como se expressa a identidade muçulmana na Europa, com base em uma análise das publicações da Tawhid, uma das primeiras editoras muçulmanas.

Na sexta-feira, 3 de Maio, os delegados apresentarão a situação dos seus respectivos países e tentarão traçar as novas questões sobre a relação entre muçulmanos e cristãos na Europa.

A reunião acontece a portas fechadas. O programa, a lista de participantes e as intervenções estão disponíveis no site www.ccee.eu.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário