Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Francisco, aos bispos argentinos: "Prefiro mil vezes uma Igreja acidentada do que uma Igreja doente"

Francisco, com os bispos argentinos
O Papa volta a criticar o "narcisismo" e o "clericalismo sofisticado"

"Rezem por mim, para que não acreditar em mim e saiba escutar o que Deus quer e não o que eu quero"

Valores Religiosos, 17 de Abril de 2013 às 18:53

(Valores Religiosos).- O papa Francisco pediu esta quarta-feira aos bispos argentinos que toda a pastoral seja "em chave missionária", ao recordar-lhes que "devemos sair de nós mesmos até todas as periferias existenciais e crescer em parrésia".

"Uma Igreja que não sai, a curto ou a longo, adoece na atmosfera viciada de seu encerro. É verdade também que a uma Igreja que sai pode-lhe acontecer o que a qualquer pessoa que sai à rua: ter um acidente. Perante esta alternativa, quero-lhes dizer francamente que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada que uma Igreja doente", advertiu.


Numa mensagem enviada aos bispos que participam na 105ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Argentina, que se desenvolve na casa de exercícios O Cenáculo - La Montonera, de Pilar, o pontífice susteve que "a doença típica da Igreja fechada é o auto-referencial; olhar-se a si mesma, estar curvada sobre si mesma como aquela mulher do Evangelho. É uma espécie de narcisismo que nos conduz à mundanidade espiritual e ao clericalismo sofisticado, e logo nos impede de experimentar "a doce e confortadora alegria de evangelizar".

Francisco agradeceu-lhes "por tudo o que fazem e por tudo o que vão fazer", rogou ao Senhor que "nos livre de maquilhar o nosso Episcopado com os enfeites da mundanidade, do dinheiro e do ''clericalismo de mercado''”, e voltou a pedir-lhes, como é seu costume, que rezem por ele, "para que não acreditar em mim e saiba escutar o que Deus quer e não o que eu quero".

"Rezo por Vocês. Um abraço de irmão e uma especial saudação ao povo fiel de Deus que tem ao seu cuidado. Desejo-lhes um santo e feliz tempo pascal. Que Jesus os bendiga e a Virgem Santa os cuide".


in

Sem comentários:

Enviar um comentário