Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Papa abre a porta à beatificação de "são Romero da América"

Monsenhor Romero, mais próximo dos altares
Francisco desbloqueia o processo do bispo mártir de Salvador
A causa encontra-se em Roma desde 1996. O bispo foi assassinado em 24 de Março de 1980

Redacção, 22 de Abril de 2013 às 16:38

"São Romero da América" poderá ser santo rápido. O Papa Francisco assim o quer, e desbloqueou o processo de beatificação do mártir arcebispo de São Salvador, assassinado com um disparo no coração em 24 de Março de 1980 enquanto oficiava a missa.

Assim o assegurou Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, que apontou que "a causa da beatificação de monsenhor Romero foi desbloqueada".

Romero, muito popular na América Latina e chamado "a voz dos sem voz" pela sua consagração aos mais desfavorecidos, foi assassinado em 24 de Março de 1980 por um comando de ultra-direita, no começo da guerra civil em El Salvador.

Desde 1996 a causa para canonizar Romero encontra-se em Roma, e em 2006 a Congregação da Doutrina da Fé acordou iniciar o processo de beatificação. O expediente encontra-se na actualidade nas mãos da Congregação para a causa dos Santos.

Por denunciar a injustiça social e a repressão militar, Romero foi assassinado por um franco-atirador contratado pela ultra-direita ao anoitecer de 24 de Março de 1980 quando oficiava missa num hospital de enfermos do cancro de San Salvador.

Com o crime e o encerramento dos espaços de participação política estalou a guerra civil que finalizou em 1992 depois da assinatura de acordos de paz entre o governo e a guerrilha.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário