Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

A força e a beleza da Igreja Católica em vídeo

Apresentado o Catecismo em versão audiovisual: o testemunho de fé de celebridades e pessoas comuns serão espalhados por todo o mundo


Roma, 28 de Junho de 2013


Foi apresentado em uma conferência de imprensa esta manhã, na sala Marconi da Rádio Vaticana, em Roma, o projecto do Catecismo da Igreja Católica em vídeo. Intervieram o Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Giuseppe Costa SDB, director da Editora Vaticana e o director do vídeo, Gjon Kolndrekaj. O encontro foi moderado pelo vaticanista da Rai, Fabio Zavattaro. Os participantes explicaram o projecto e comentaram, entre outras coisas, sobre a importância do trabalho no contexto do Ano da Fé.

A ideia básica de Don Giuseppe Costa e Gjon Kolndrekaj, o vídeo do Catecismo da Igreja Católica, é uma obra cinematográfica multimédia e poliglota, produzido pela Crossin Media Group em parceria com a Editora Vaticana.

O projecto ensina e explica a complexa, abrangente e desafiadora doutrina da Igreja Católica, com linguagem e símbolos da sociedade contemporânea. Don Costa disse que se trata de um projecto para "relançar o Catecismo da Igreja Católica, tal como é.”

O "Catecismo da Igreja Católica" será publicado nos cinco continentes da Terra, mesmo em países com uma pequena fracção de crentes, onde há apenas duas ou três paróquias.

Em seu discurso, o director Gjon Kolndrekaj comparou a beleza da fé e da Igreja Católica com o da Capela Sistina. Porque a beleza e a força da capela são acessíveis às pessoas, a Igreja Católica também deve ser aberta. Esse projecto serve para expressar essa força e essa beleza. Mostra a vida e a paixão de Cristo, em ambientes modernos e com comentários originais.

Isso acontece também através do testemunho de celebridades. Pessoas de fama internacional, de diferentes âmbitos, como cultura, ciência, arte, cinema, música, desportos, economia e finanças. Participaram do projecto também muitas pessoas comuns, gente que não para de crer e viver a fé em suas vidas.

A publicação será em quatro volumes (A profissão de fé; A celebração do mistério cristão; A vida em Cristo; A oração cristã). Estas são formadas por episódios do Catecismo da Igreja Católica e alguns pontos do Compêndio. Tanto o Catecismo da Igreja Católica como o Compêndio são divididos em 70 episódios, uma parte com duração de 35-45 minutos e outra de 7-10 minutos. A contribuição do Compêndio é apresentada através dos depoimentos dos personagens.

Monsenhor Fisichella descreveu o vídeo como uma "ferramenta valiosa para evidenciar o património da doutrina, da cultura e da espiritualidade produzida pela Igreja em dois mil anos”. Assim, entendemos também, para aqueles que acreditam, o subtítulo do vídeo.

Durante a conferência de imprensa foi apresentado um spot com palavras originais da Bíblia e imagens actuais do papa Francisco. Este trabalho vai levar a fé até as pessoas. Descreve a existência da cultura e da fé tanto no mundo de hoje como nos séculos passados. Monsenhor Fisichella concluiu destacando que a Igreja Católica é uma comunidade viva em todas as partes do mundo, e isso é demonstrado claramente no Catecismo da Igreja Católica em vídeo.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário