Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

Papa Francisco conversa com as famílias do "Trem das Crianças" no Vaticano

Iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura aproxima os pequenos da arte


Cidade do Vaticano, 24 de Junho de 2013


Depois do ângelus deste domingo, o papa Francisco chegou à estação de trem do Vaticano para encontrar os participantes da iniciativa “Trem das Crianças, uma Viagem pela Beleza”, promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura, em parceria com a empresa estatal italiana de estradas de ferro, Ferrovie dello Stato.

De acordo com as informações divulgadas pela Santa Sé, trata-se de um Frecciargento (modalidade de trem rápido italiano, ndr), com sete vagões, procedente de Milão com escalas em Bolonha e Florença, que chegou na manhã deste domingo à estação São Pedro, em Roma, e dali foi puxado por uma locomotiva a diesel até a estação ferroviária do Vaticano, que só é usada em raras ocasiões.

A bordo, cerca de 250 crianças de seis a dez anos, com seus acompanhantes, marcadas por experiências difíceis de inclusão na sociedade e afetadas por problemas psicossociais. O projecto tem o objectivo de aproximar as crianças da comunicação visual e da linguagem das imagens, mediante a visita a obras de arte, em particular as catedrais das diferentes cidades do percurso, e através de oficinas educativas.

A nota da Santa Sé relata ainda que o papa Francisco foi saudar as crianças e lhes fez algumas perguntas sobre a viagem, entretendo-se com elas durante cerca de vinte minutos.

Esteve presente no encontro do papa com as crianças, entre outros, o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e promotor do "Pátio dos Gentios", iniciativa que abrange o "Pátio das Crianças", realizador do “Trem das Crianças”. Também participou do encontro o director geral das Ferrovie dello Stato, Mauro Moretti.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário