Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

A conversão de Sneijder, ex-futebolista do Real Madrid, agora católico graças à sua mulher

Jogador do Inter de Milão

«O catolicismo é algo que me dá forças. Antes de cada partida procuro o tempo para rezar», reconhece o futebolista holandês, inscrito nos ficheiros do Inter de Milão.

Actualizado 13 de Novembro de 2012

Sara Martín / ReL

Wesley Sneijder e a sua mulher
Todos o conhecem em Espanha depois da sua passagem pelo Real Madrid desde 2007 a 2009, e desde então como jogador do Inter de Milão.

Holandês de origem, foi muito criticado no seu momento pelo seu estilo de vida pouco «centrado». Também no seu país foi conhecido pelo seu carácter presuntuoso e arrogante. Ou isso dizem. No seu ambiente mais próximo, pelo contrário, o definem como «um rapaz normal, tranquilo, alegre e brincalhão». Leve quem levar a razão, a conversão de Wesley Sneijder apanhou de surpresa a todos.

A sua noiva levou-o à fé católica
Depois de casar-se aos 21 anos com a sua namorada da adolescência, a modelo Ramona Streekstra, da qual se divorciou em 2009, o futebolista começou uma relação com a actriz e apresentadora holandesa Yolanthe Cabau van Kasbergen. Com ela começou um caminho de fé que o levou a baptizar-se na capela do Inter em Appiano Gentile.

Contou-o ele mesmo numa entrevista concedida ao jornal holandês De Volkskrant: «Em Appiano há uma capela e baptizei-me ali depois de um caminho sério», confirma.

«Vou com a minha mulher à missa todos os domingos»
Grande parte do mérito nesta mudança de vida radical é do capitão da equipa Javier Zanetti, também católico praticante, que fez de mediador com o capelão do Inter de Milão: a mudança de uma «full inmersion» de catequese para Sneijder e uma intensa série de reuniões - inclusive na cúria milanesa -, o baptismo demorou menos a chegar do que o esperado.

E depois, o matrimónio: Yolanthe e o futebolista casaram-se em Castelnuovo Berardenga, em Toscana, em Julho de 2010, depois do Mundial de Futebol que ganhou a Espanha.

Hoje em dia, o futebolista do Inter vive a cem metros da catedral de Milão, «que é bela», sublinha, e ele mesmo conta: «Rezo todos os dias e vou com Yolanthe ao domingo à missa em diversas igrejas do centro da cidade. Os aficionados não me incomodaram jamais».

A fé no campo

Vive Sneijder a sua religiosidade no campo de futebol? «A fé e o catolicismo é algo que me dá forças. Às vezes as minhas crenças mantém-me firme e decidido, às vezes rezo para ter mais forças», explica na entrevista.

«Quando não me sinto bem, rezo e rapidamente consigo afastar o mal-estar».

«Não rezo nunca no campo de futebol, mas antes de cada partida procuro o tempo para fazê-lo, com discrição, no hotel ou nos balneários», reconhece o futebolista do Inter.

Durante o Mundial de futebol contou que rezava com Yolanthe o Pai Nosso antes de cada partida. Além disso, debaixo da sua camisola sempre se nota um rosário que leva ao pescoço, por uma vez não como amuleto para desejar boa sorte, mas sim com plena convicção: «Criticam a minha experiência religiosa, mas para mim é muito importante. Não sou um exibicionista», aponta.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário