Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Beja: Diocese vai assinar protocolo de colaboração com Ordem de Malta

Objectivo é garantir o apoio aos peregrinos que passam pelo Alentejo a caminho de Santiago de Compostela

Beja, 25 Jul 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Beja e a Ordem de Malta vão assinar hoje um protocolo de colaboração que tem como principal objectivo garantir o apoio aos peregrinos que passam pelo Alentejo a caminho de Santiago de Compostela.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja salienta que, depois de “um intenso trabalho de redescoberta” dos roteiros alentejanos ligados ao Caminho de Santiago, importa agora “criar condições, no terreno, para a orientação e acolhimento dos peregrinos”.

Segundo a Igreja Católica local, o número de pessoas que passam pela região a caminho da cidade espanhola onde está sepultado o apóstolo São Tiago “aumentou substancialmente nos últimos anos”.

Face a esta realidade, a Diocese de Beja procurou conhecer melhor a importância das vias alentejanas, com o apoio de “especialistas de universidades e museus portugueses, franceses, irlandeses, espanhóis e alemães”.

Um projecto que “está a produzir frutos significativos, permitindo trazer à luz do dia monumentos, obras de arte e documentos de arquivo há muito esquecidos”, realça o DPHA.

Por outro lado, entrou em contacto com diversas instituições, locais e regionais, capazes de “prestar apoio” aos peregrinos que “a pé, de bicicleta ou a cavalo” sigam viagem “não só para a Galiza mas também para outros santuários, como Fátima, Vila ou Nossa Senhora de Aires”, em Viana do Alentejo.

Até agora, esta colaboração estendeu-se a várias “autarquias, paróquias, associações, corporações de bombeiros e confrarias, com realce para as Santas Casas da Misericórdia, que contam, entre as suas valências históricas, a ajuda aos peregrinos, uma das obras de Misericórdia corporais”.

A Ordem de Malta, organização internacional humanitária que actua sobretudo junto dos mais doentes e carenciados, vai juntar-se ao projecto numa cerimónia que está marcada para as 19h30, na igreja matriz de Santiago do Cacém.

Aquele monumento, “cheio de referências jacobeias, é simbólico, já que por aqui passa um dos principais itinerários do Caminho para Compostela”, realça a Diocese de Beja.

O acordo prevê ainda “a valorização do património espiritual e material da Ordem de Malta, que assumiu uma presença muito importante no Alentejo”, sobretudo através da acção de D. Álvaro Gonçalves Pereira, “um dos mais destacados priores” da instituição.

“D. Álvaro Gonçalves Pereira” - sublinha o DPHA - foi responsável pela edificação do paço e mosteiro da Flor da Rosa (Crato), onde terá nascido o seu filho D. Nuno Álvares Pereira, hoje São Nuno de Santa Maria”.

Beja, Elvas, Moura, Serpa e Vera Cruz são outras regiões alentejanas com “uma forte ligação à Ordem de Malta”.

JCP

in
 

Sem comentários:

Enviar um comentário