Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

E a cidade mais santa dos EUA – ou, pelo menos, a mais virtuosa – é… Como? Nova Iorque?

Analisando os 7 pecados capitais em cifras objectivas

Via Crucis de Sexta-feira Santa na Ponte de Brooklyn, Nova Iorque
Actualizado 19 de Julho de 2013

J. Ginés/ReL

Movoto.com é uma publicação digital dedicada a comparar cidades dos Estados Unidos, usando dados sociológicos cruzados, e explicar os resultados com um estilo divertido e divulgativo, para ajudar os cidadãos que querem mudar-se, comprar e vender as suas casas e tomar decisões imobiliárias. Em Espanha quase ninguém pensa em ir trabalhar a outra região, inclusive em plena crise, mas nos Estados Unidos é muito frequente mudar-se de cidade e mudar de trabalho, e muita gente viveu e trabalhou em 5 ou 6 cidades diferentes em toda a sua vida, e lêem esta informação com interesse.

Movoto.com quis averiguar que cidades são as mais "santas", ainda que mais concretamente mediram as mais "virtuosas": as que praticam mais e menos os 7 pecados capitais, os clássicos aristotélico-tomistas. Assim, analisaram as 95 cidades mais povoadas, segundo estes critérios:

Luxúria: clubes de alterne e de topless per capita Vaidade: número de cirurgiões cosméticos per capita Ira: crimes violentos ao ano por cada mil residentes Inveja: roubos ao ano por cada mil residentes Avareza: percentagem de rendimentos disponíveis entregues em doações ao ano Gula: percentagem de residentes com obesidade Preguiça: percentagem de residentes fisicamente inactivos

Dando igual importância a cada vício, elaboraram a média. As pontuações num extremo são as mais virtuosas (santas, dizem no relatório) enquanto as cidades no outro extremo são as mais viciosas, ou corruptas.

E o resultado é assombroso: Nova Iorque é a cidade mais santa ou virtuosa dos Estados Unidos. Sim, ali cometem-se 120.000 roubos por ano, mas há que dividi-los entre 8,2 milhões de residentes: são 15 roubos por cada mil habitantes; só em Irvine (Califórnia), com 11 roubos por cada mil residentes, e Glendale (Califórnia), com 13, roubam menos que em Nova Iorque.

A lista das 10 cidades mais virtuosas é:
1. Nova Iorque,
2. Gilbert, Arizona
3. Fremont, Califórnia
4. Glendale, Califórnia
5. Chula Vista, Califórnia
6. Chandler, Arizona
7. Colorado Springs, Colorado
8. Long Beach, Califórnia
9. San Jose, Califórnia
10. Irvine, Califórnia

Quer dizer: 6 cidades médias da Califórnia, 2 do Arizona e uma do Colorado, todas no sudoeste dos Estados Unidos. Só Nova Iorque rompe essa tendência.

Pelo contrário, as 10 cidades mais viciosas são:
1. St. Louis, Missouri
2. Orlando, Flórida
3. Minneapolis, Minnesotta
4. Pittsburgh, Pensilvânia
5. Milwaukee, Wisconsin
6. Cincinnati, Ohio
7. Miami, Flórida
8. Buffalo, Nova Iorque
9. Detroit, Michigan
10. Las Vegas, Nevada

Esta lista ao menos cumpre com o esperado ao incluir Miami (recordada pela série de televisão "Miami Vice") e Las Vegas (ainda que só em décimo lugar). Ficaria por ver se um Eurovegas próximo de Madrid ajudaria a colocar a região nos rankings de vício e corrupção como sucede na sua homóloga de Nevada.

Factor religiosidade? Não se nota

Em Março a casa de estudos Gallup apresentou um estudo que media quanta gente em cada cidade se autodeclarava "muito religiosa": cidades de Utah e Alabama encabeçavam a lista, mas nenhuma do top-ten de "muito religiosas" nem o "low-ten" (as 10 menos religiosas) coincidem com estas 10 cidades viciosas ou virtuosas.

E em Janeiro, a Sociedade Bíblica Americana e a casa de sondagens Barna apresentaram um estudo sobre as cidades onde mais se lê a Bíblia e mais se crê na "exactidão" ["accuracy"] da Bíblia (um foco mais próprio dos evangélicos norte-americanos), para classificar as 10 cidades mais "bíblicas": estão no Alabama, Tennessee... e não coincidem com as cidades virtuosas nem com as viciosas.

A mais generosa... é quase a mais vaidosa
A lista de Movoto oferece resultados curiosos, que parecem demonstrar que o demónio investe em pecados diferentes segundo o talento de uma cidade. Assim, Irvine é a número 1 em generosidade... Mas é quase a que conta com mais cirurgiões plásticos: quanto tem isso que ver com uma cultura da aparência?

E Saint Louis, a cidade mais viciosa dos Estados Unidos, é das mais "castas", quase sem clubes de streap-tease.

A calorosa e sulista Albuquerque (Novo México), que tem entre 40% e 45% de população hispânica, resulta ser a segunda menos "preguiçosa" de todos os Estados Unidos, só atrás de Saint Paul Minnesotta.

A lista e os comentários da análise de Movoto estão em:
http://www.movoto.com/blog/top-ten/saintly-cities/


in

Sem comentários:

Enviar um comentário