Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Francisco encontra os argentinos: Jovens e velhos contra a exclusão


Papa revela a esperança de uma Igreja que sai das igrejas e vai ao encontro do povo


Roma, 25 de Julho de 2013


Durante o encontro, no Rio de Janeiro, com bispos, sacerdotes, jovens e fiéis da Argentina, o Papa Francisco convidou os idosos e os jovens a construírem uma aliança que rejeite a cultura da exclusão.

Em uma igreja superlotada, com trinta mil pessoas de fora, na chuva, o Papa exortou fortemente os bispos e o clero a sair da igreja para ir ao encontro das pessoas.

Ele convidou os idosos a não aceitarem ser excluídos e “eutanasiados”. Pediu aos jovens para não aceitarem uma fé diluída, e se unirem aos mais velhos para testemunhar a mensagem do Filho de Deus que morreu na cruz.


Falando de improviso, o Bispo de Roma confessou nutrir a esperança de que a partir da JMJ Rio 2013 comece um movimento que fará a Igreja sair da Diocese e ir para as ruas, ao encontro das pessoas.

"Precisamos sair ou nos tornaremos uma organização não governamental, e a Igreja não pode ser uma ONG", frisou. "Eu dou um conselho, e os bispos e aqueles que discordam me perdoem", acrescentou.

Referindo-se à situação do mundo, Francisco explicou que estamos diante da "cultura do Deus dinheiro que tende a excluir as pessoas."

Os idosos, por exemplo, correm o risco da eutanásia, excluídos de cuidado, cultura e da sociedade.


De acordo com o Pontífice, o número de jovens sem trabalho é muito alto, e se não for remediado, o futuro da nossa sociedade está em risco.

Por isso Francisco propôs uma aliança entre os jovens que "devem sair e se afirmarem através da promoção de virtudes e valores" e os anciãos que "devem transmitir a sabedoria, memória e justiça".

Papa Francisco fez um apelo aos jovens dizendo: "não andem contra as pessoas idosas, mas as escutem" e "avancem juntos, não se excluam".

Falando da fé em Jesus Cristo, o Papa disse que "é uma coisa muito séria". “Não é brincadeira”. "É um escândalo o fato de que Jesus morreu na cruz" - acrescentou. Mas o seu sacrifício na cruz continua a ser o único caminho certo”.

Papa Francisco concluiu dizendo: "neste momento eu sinto que é belo tê-los em meu coração. Eu gostaria de estar mais perto de vocês, obrigado por estarem perto de mim. Obrigado por suas orações. Eu preciso da oração de vocês.”



in

Sem comentários:

Enviar um comentário