Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O escritor Hoang Duc antes era oficial comunista: 3 sinais do cardeal Van Thuan mudaram-no

Testemunho para a sua beatificação, impedem-no de sair do Vietname

Nguyen Hoan Duc num centro cultural do Vietname
Actualizado 13 de Julho de 2013

P. J. Ginés/ReL

Nguyen Hoang Duc é um escritor e crítico literário de primeira fila no Vietname. Inclusive estos últimos anos, quando a sua relação com o Governo comunista se tornou mais tensa, a sua fama e o respeito académico que detém outorgam-lhe certa protecção, e o regime não pode ignorá-lo com facilidade.

Quando vai a alguma manifestação contra a falta de liberdades ou a corrupção, o mundo cultural e literário do Vietname inteira-se.

Proibido voar a Roma

Mas a gota que pode fazer transbordar o copo da paciência governamental foi a sua intenção de voar a Roma no passado dia 2 de Julho para assistir ao encerramento da fase diocesana do processo de beatificação do cardeal Van Thuan. Ler o que se passou, em pleno ano 2013, remete a recordações da Europa comunista afundada há 24 anos. No Vietname continua sucedendo... Só que agora parte do que se passa publica-se no Facebook, em blogues e em podcasts que se colocam na internet.


Nguyen Hoang Duc chegou ao aeroporto de Hanói, Noi Bai. No mostrador, disseram-lhe que fosse ao gabinete de segurança. Ali, um oficial de Polícia comunicou-lhe que não poderia viajar.

No princípio, negavam-se a dizer-lhe a causa oficial. Mas na sua juventude Hoang Duc foi oficial comunista, do departamento de Assuntos Religiosos, conhece os protocolos, e no final conseguiu que lhe assinassem um papel demonstrando que se lhe proibia sair do país.

Medo a Van Thuan... E ao escritor
A causa de que não o deixem voar é dupla:

- O governo de Hanói não aprova, em absoluto, a beatificação do cardeal Van Thuan, que esteve 13 anos nas prisões vietnamitas sem causa alguma, 9 deles em regime de isolamento. O seu testemunho circulou em muitos idiomas por todo o mundo, no livro "Testemunhos de esperança" e noutros, e não é boa propaganda do Partido a da sua ideologia.

- O governo tampouco aprova Nguyen Hoang Duc, e muito menos que viaje pelo mundo contando a milagrosa intervenção do cardeal e de Deus na sua vida.

Sem dúvida, o escritor contou o sucedido em 5 de Julho numa entrevista em vietnamita na Rádio Free Asia, de onde saltou para agências missionárias e internacionais.

Especialidade: converter guardiões

O crítico literário é importante no processo de beatificação porque representa, em pessoa, muitas características próprias do serviço de Van Thuan: amor ao Vietname, consciência crítica, uma cultura renovada pela fé... E é um ex-oficial comunista convertido ao catolicismo, a "especialidade de Van Thuan", que converteu muitos dos seus guardiões e a vários companheiros de prisão nos seus anos de cárcere.


Van Thuan foi detido em 1975, quando levava só 3 meses como bispo coadjutor de Saigão, apenas 7 dias depois de que as tropas comunistas ocupassem a capital.

Em finais dos 70 é quando o jovem e brilhante Hoang Duc, cheio de inquietudes culturais, oficial de alto nível da administração em Assuntos Religiosos, ligado à Segurança pública, entra em contacto com o bispo prisioneiro, em parte para aprender francês, e em parte para tê-lo mais vigiado. Ficou fascinado pelo religioso, e pela cosmovisão que lhe apresentava.

Em Novembro de 1988, Van Thuan foi libertado. De seguida, chegaram os acontecimentos da Praça de Tiananmen em Pequim em 1989, os tanques chineses contra os estudantes. E Nguyen Hoang Duc perdeu qualquer fé no comunismo, e pouco depois deixa a Segurança pública. Trabalhou um tempo no sector do petróleo, mas enquanto pode dedicou-se a tempo completo à literatura, a crítica poética e o debate cultural.

Quando Deus guia com sonhos

Começou a frequentar as igrejas católicas, a visitá-las, a passar tempo ali, sobretudo na catedral e na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E um dia sonhou que era baptizado numa igreja.


Decidiu que era um sinal: começou um caminho tranquilo de formação que o levou ao baptismo. Uma vez baptizado, a pedido de alguns sacerdotes foi contando o seu testemunho de conversão que implica a Van Thuan em três pontos:

- a ele atribui-lhe a sua conversão,
- a ele atribui-lhe também a cura de uma enfermidade
- e a ele atribui-lhe a revelação de um acontecimento futuro que se cumpriu.

É o tipo de coisas que sendo oficial comunista de Assuntos Religiosos nos 70 teria chamado superstição e obscurantismo! O tipo de coisas que não pode calar em 2013.

Enraizado na actualidade
Nguyen Hoang Duc não vive numa nuvem mística. Comenta a actualidade literária. Está no debate cultural. E também no político. Conhece os truques da Segurança, da Polícia, e as gere para participar em tal ou qual protesto e acto público.


Com frequência, em centros culturais com a sua voz, seu martelo e seu busto de Ho Chi Nimh, ele denuncia a corrupção e a contradição do regime.

O seu livro "Caminho à fé por intermediação de Francisco-Javier Nguyen Van Thuan", traduzido em vários idiomas, circulou por Roma e foi estudado no processo de beatificação do cardeal. Van Thuan, como tantos outros santos, pode ganhar mais batalhas depois de morto de que o fez em vida. E as autoridades comunistas o temem.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário