Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Passou de vender drogas a ser pregador evangélico. Hoje é seminarista católico depois de ler Jesus Shock

Servos do Lar da Mãe

Brian Alexander Jackson
Actualizado 31 de Julho de 2013

PortaLuz

Com 24 anos de idade, Brian Alexander Jackson tomou a decisão mais importante da sua vida: ser sacerdote. A sua activa participação na pastoral universitária na Flórida, Estados Unidos e experiência como catequista na Paróquia da Assunção em Jacksonville, motivaram-no a deixar tudo por Cristo.

Sem dúvida nele se cumpre aquilo de que Deus tem especial predilecção pelos mais pecadores. Se, muito pecado trago logo o dom do amor.

De presbiteriano a católico

Baptizaram-no na Igreja Presbiteriana. Mas a graça decidiu relacioná-lo desde pequeno com a fé católica. “Os meus pais divorciaram-se antes que eu caminhasse, mas a minha mãe, pela graça de Deus, conheceu um homem, meu segundo pai, ele era católico”.

A confissão: Um lampejo do seu desejo cristão
No ano 2002, durante um acampamento de Verão em Cherry Lake, sendo apenas um púbere, foi consciente de que Deus o amava. “Pela primeira vez na minha vida a confissão era algo mais que falar com o sacerdote, senti o arrependimento e a paz pelo perdão dos meus pecados”.

Mas logo esqueci aquele presente e começou a adolescência “abraçando os prazeres do mundo, a popularidade, as raparigas, drogas, bebida e tudo o que pudesse cair nas minhas mãos para encher o buraco que não me dava conta que só podia encher-se com Deus”.

Borracho de quinta-feira a sábado
Aquela saciedade que nenhum apego hedonista satisfazia continuou logo enquanto realizava os estudos de Psicologia na Universidade Flórida Norte. Necessitava mais e aumentou a ingestão de álcool vivendo absolutamente “bêbado de quinta-feira a sábado”.

Finalmente suspenderam-no na universidade, e tiraram-lhe a bolsa, contraiu dívidas. “A solução que optei – assinala - foi começar a vender drogas”.

Uma visão na janela do carro
Esta encruzilhada que tinha perturbado a sua alma e a sua vida mudaria drasticamente durante uma saída com amigos, três dias antes do ano novo. Brian ainda recorda aquele extraordinário momento: “Na janela do carro pude ver uma visão de mim mesmo, na obscuridade. O único visível eram os rasgos do meu rostro e uma mão esticada até uma nuvem branca, e outra mão saindo dela até abaixo. Mas as duas mãos não se encontravam! Deus falou-me claro nesse momento e escutei… «ficas fora da graça de Deus». Soube ali mesmo que se continuasse vivendo como o fazia, arderia no inferno por toda a eternidade.”

Jesus crucificado como fundo de ecrã
Horrorizado, Brian não comentou com ninguém aquela visão. Regressou a casa e passado o primeiro de Janeiro, viveu uma nova sacudidela de consciência, que – segundo disse - “obrigou-me a por Jesus crucificado como fundo de ecrã do meu computador portátil”.

Experiência de graça
Estes factos transformaram-no e nos dias seguintes chorou amargamente pelos seus pecados. “Estavam todos na minha mente, mas pude afundar-me no vasto oceano da misericórdia de Deus. Experimentei a graça e a dor ao mesmo tempo. Chorei pela minha família, e pelo que eu sabia que estava produzindo com o meu pobre exemplo”.

Tal como São Paulo, mas no lugar errado
Com o tempo, a felicidade de Brian foi vista como uma “loucura” por algumas pessoas do seu círculo de amizades.

Sentiu-se “chamado” a proclamar o Evangelho na cidade, mas a sua falta de cultura – disse – levou-o a vincular-se com a igreja protestante. “Não tinha momento no qual pudesse estar sem o Espirito Santo. A cúpula deste espírito evangélico chegou sete dias depois da minha conversão, quando quase me prenderam por ir pregando num autocarro escolar. Naquele estado de euforia e sem uma sólida formação fui arrastado pela Igreja Cristã Evangélica. Rebaptizei-me com eles deixando de lado a minha vida católica”.

As diferenças da fé católica e protestante tornavam-se palpáveis no lar de Brian. Não obstante, a sua irmã mais nova, Emily, tinha-lhe preparado um peculiar convite, que trouxe à luz o verdadeiro sentido religioso do jovem. “A minha irmã de catorze anos, junto com quem é hoje o meu líder de estudo da Bíblia Católica, Keegan, convenceram-me para rezar sobre a minha situação. Assim assistia aos cultos evangélicos, mas também à Missa todos os domingos”.

“Vê qual sentes que é a tua casa”
Brian não esquece a sua segunda conversão. Às suas mãos chegou um livro do estadunidense Peter Kreft, um dos escritores católicos mais destacados do último tempo. Foi o texto “Jesus Shock” - que expõe em profundidade o milagre de Cristo através da Eucaristia - o que guiou e deu argumentos ao rapaz ao ponto que enfrentou o pastor evangélico do seu culto.

“Se não experimentas que esta é a Igreja para ti – disse-me, recorda Brian -, então vê qual sentes que é a tua casa”.

Deixou então falar o coração e hoje cursa o terceiro ano de seminário nos Servos do Lar da Mãe, nos Estados Unidos. “Agora a minha fé me consome e ponho a Cristo e a sua bela Igreja por cima de tudo. Devo todas estas coisas ao Espírito Santo, e às graças derramadas em mim, através da nossa mãe, cujas orações constantes me ajudaram a voltar a casa”.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário