Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

36º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé em Estrasburgo

Milhares de jovens de diferentes países e religiões esperados na cidade francesa de 28 de Dezembro a 01 Janeiro, para a nova etapa da Peregrinação de Confiança através da Terra"


Roma, 26 de Agosto de 2013


Milhares de jovens, com idade entre 17 a 35 anos, são esperados em Estrasburgo para o 36° encontro europeu da Comunidade de Taizé que terá inicio dia 28 de Dezembro. Depois do grande encontro em Roma neste inverno que culminou no encontro com Bento XVI, a cidade francesa será o novo destino da "Peregrinação de Confiança através da Terra", iniciada pelo fundador de Taizé, o irmão Roger, no final da década de 70 .

Como todos os encontros da Comunidade também o de Estrasburgo têm um carácter ecuménico, reunindo jovens católicos e protestantes. A escolha do local - diz o site oficial - foi pela sua localização geográfica. "Terra de diálogo – lê-se no site – pessoas provenientes das regiões de Alsazia e Baden tornaram-se sinais de reconciliação no coração da Europa. Estrasburgo, cidade enriquecida a partir do encontro de culturas, tornou-se um importante sinal de esperança, necessário para construir a Europa na solidariedade". Rezando juntos em Estrasburgo significa "rezar na cidade símbolo de reconciliação, ir à fontes da fé, compartilhar o testemunho do evangelho tentando lidar com os desafios de hoje e, acima de tudo, dar à Europa um novo rosto através da descoberta de suas instituições e de seus valores".

O programa ainda está sendo finalizado, mas o site já mostra quais serão os principais acontecimentos. Sábado 28 Dezembro, espera-se a chegada dos participantes e acolhimento nas famílias; à noite, um tempo de oração comunitária. O dia seguinte começa com missas em várias paróquias, enquanto no período da tarde, em diferentes pontos da cidade serão realizados encontros sobre diferentes temas: espiritualidade, sociedade, história, arte na Europa e assim por diante. A noite será realizado um momento de oração comunitária no Parque de Exposições de Wacken.

Ainda esta sendo desenvolvido o programa para segunda-feira (30) e terça-feira (31) de Dezembro. Único evento confirmado é um momento de oração pela paz e a "festa dos povos" nas diversas paroquias. No último dia, 1º de Janeiro, será a despedida dos jovens, depois do jantar com suas famílias de acolhimento.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário