Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

As estrelas do programa em moda nos EUA promovem a vida, a adopção e a abstinência

Utilizam a sua fama para falar de Deus

A família Robertson, protagonistas de Duck Dynasty
Actualizado 22 de Agosto de 2013

Javier Lozano / ReL

‘Dinasty Duck’ é um dos reality de maior êxito da televisão nos Estados Unidos. Quase 12 milhões de espectadores vêem um programa que mostra a vida dos Robertson, uma família que dirige um negócio familiar denominado “Comandante Pato” e que fabrica produtos para os caçadores de patos. O vice-presidente executivo do canal A&E afirma que este programa graças “às suas personagens autênticas e atractivas, Dinasty Duck converteu-se em algo mais que um reality, é um fenómeno cultural”.

Até aqui tudo normal. Sem dúvida, esta família tem umas características que se afastam muito do que normalmente se pode ver na televisão actual. Numa cultura televisiva que promove os escândalos e a vulgaridade, este programa aparece como uma brisa suave e refrescante pois os Robertson destacam-se pela sua moral, os seus valores familiares e a sua forte fé. De facto, já seja no ecrã ou fora dela esta peculiar família não tem nenhum tipo de inconveniente em falar do que realmente acreditam, goste ou não goste a audiência. Nem medos nem complexos.

Utilizam a fama para promover valores
Segundo informam vários meios próximos à causa pró-vida nos Estados Unidos, a família Robertson está utilizando a fama que estão conseguindo pelo reality para alertar dos males do aborto e fomentar a abstinência e a adopção como alternativas reais ao que se oferece na sociedade de hoje.

Numa recente entrevista, um dos casais do programa Jase e Missy (os patriarcas da família) falavam abertamente sobre a sua vida. O lema para o marido era, segundo disse textualmente, “Deus, a família e os patos”. Nessa ordem. Além disso, este casal explicou sem vergonha que optaram por esperar até o casamento para ter relações sexuais.

"Chegámos virgens ao casamento"
Conscientes de que a audiência não está acostumada a escutar este tipo de testemunhos, Jase e Missy explicaram ao jornalista que “os dois éramos virgens quando nos casámos. Decidimos fazê-lo à maneira de Deus”.

Outro dos aspectos dos que falaram durante a entrevista foi da abstinência, aspecto degradado e vilipendiado no Ocidente actualmente. “A abstinência é a única maneira 100% eficaz para prevenir a gravidez e as enfermidades de transmissão sexual”. Todo um torpedo na linha de flutuação da indústria anti-conceptiva.

A importância da abstinência
Muitas pessoas pensam que é absurdo falar de abstinência ou de animar as pessoas a esperar. Mas estou contente de que a Jase não lhe preocupe o que os outros pensam na hora de partilhar a sua história”, acrescentou Missy.

Outro membro da saga, Phil Robertson falava do aborto em outra entrevista sobre o aborto. Mostrou-se muito crítico com a sua geração, a hippie, que propiciou o aborto de milhões de pessoas e que sentou as bases ideológicas de tudo o que ocorre hoje em dia.

"Da escuridão se faça a luz"
Numa entrevista na NBC, Phil e Kay contaram como Jesus Cristo salvou o seu casamento e reconstruiu a sua família. Antes disto Phil levava uma vida cheia de lutas e bebedeiras. Em primeiro lugar converteu-se a sua mulher, que não parou de rezar para a conversão do seu marido. Isto ocorreu um ano depois. “A minha vida estava fora de controlo - recorda- e literalmente cumpriu-se o que disse Jesus: da escuridão se faça a luz”. A sua vida mudou radicalmente e os frutos são agora visíveis por milhões de pessoas através da televisão.

Phil é agora um activo defensor do movimento pró-vida. Além disso, o seu filho Willie conseguiu esse despertar e tanto no programa como fora dele mostra o seu amor pelas crianças. É além disso pai adoptivo. Numa destas entrevistas Willie fala das maravilhas da adopção. No princípio foram pais de acolhimento de uma menina de Taiwan. Finalmente Rebeca é já um membro mais da família Robertson.

“Ver crescer a minha filha todos os dias é como um milagre”, explicava Willie num acto pró-família. Depois de animar as pessoas a adoptar crianças confessou que “antes de ser famosos e de ganhar tanto dinheiro já tínhamos o compromisso de adoptar e realmente mudou as nossas vidas”.

Milhões de lares estadunidenses estão recebendo uma influência positiva ainda sem querê-lo. Uns valores nada de moda que, sem dúvida, cativaram a audiência. Uma família que está usando a sua fama para representar a vida, promover a consciência da adopção e partilhar com valentia os benefícios da abstinência.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário