Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Descendente de Darwin, foi ateia, converteu-se à fé católica e é porta-voz de Catholic Voices

Laura Keynes


Actualizado 19 de Agosto de 2013

Aci

Laura Keynes, tátara-tátara-tataraneta do naturalista Charles Darwin, cuja teoria da evolução é usada por muitos ateus para negar a existência de Deus, é uma jovem católica que defende a sua fé através da Catholic Voices, do Reino Unido. Precisamente numa publicação na Catholic Voices, Laura explica a sua conversão. De pai ateu e madre convertida ao catolicismo, mas logo budista, Laura foi baptizada católica. Sem dúvida, na sua adolescência converteu-se em agnóstica, afastada “de qualquer contacto com a Igreja”.

“Do lado da família do meu pai, o lado Darwin-Keynes”, a jovem recebeu uma influência “altamente racional, científica, secular, humanista”. “O meu pai é um neurocientista, e eu absorvi a visão de que todos os fenómenos são o produto do cérebro material. Gradualmente derivei para o agnosticismo”, recorda.

Foi quando realizava os seus estudos de doutoramento em Filosofia em Oxford (Reino Unido), e se viu rodeada pelo “Debate de Deus”, depois da publicação do “A miragem de Deus”, de Richard Dawkins, quando começou o seu regresso ao seio da Igreja.

“Esperei mudar-me do agnosticismo para o ateísmo pelos seus argumentos, mas depois de ler ambos os lados do debate, não podia desestimar um caso convincente a favor da fé”, recorda. “Enquanto a ser boa sem Deus, o tinha tentado e não tinha chegado muito longe. Em algum ponto, a vida põe-te de joelhos, e nenhum acto de vontade é suficiente nessa situação. Render-se e pedir a graça é a resposta humana lógica”, assegura.

O debate levou-a a concluir que “o novo ateísmo parecia albergar um germe de intolerância e desprezo pelas pessoas, que só poderia minar as reivindicações humanistas seculares do liberalismo. Se o ateísmo assegura que a superioridade intelectual está reforçada pela habilidade característica do meu ancestral de explorar e analisar as inconsistências na evidência, então a mesma característica familiar me levou até uma evolução céptica do que se pode e o que não se pode conhecer absolutamente”.

Laura voltou a rezar o Rosário durante a prolongada enfermidade da sua avó, quando “nessas longas horas ao lado da sua cama, recordei o poder redentor do sofrimento de Cristo. Ver a morte fez-me questionar-me sobre o espírito: que é, de onde vem, aonde vai. Assim para que então, estava desenvolvendo um despertar espiritual, mas não tinha dado o passo de regresso à Igreja Católica. Esse passo veio depois de muita reflexão e leitura”.

A jovem assegura que a sua escolha livre de ser católica se produziu “depois de muita análise e pensamento, e que não me lavaram a cabeça para entrar, desconcertou tanto os meus amigos como a minha família. Escutei um comentário: ‘Mas ela parecia ser uma rapariga inteligente’. Assim que quando as pessoas perguntam ‘uma Darwin e uma católica’?, o que estão dizendo é que quebrei as expectativas”.

Esta descendente do polémico cientista afirma que os “ateus preferem a certeza e usam a teoria da evolução de Darwin para assegurar categoricamente que Deus não existe, manipulando Darwin no seu argumento numa forma com a qual o próprio Darwin estaria incomodado”. Darwin, disse a jovem apologeta, “dedicou-se a seguir a evidência a onde o levava, não a derrubar o cristianismo. A evidência não tem que concluir inevitavelmente no materialismo, mas, por diversas razões culturais, aqui é aonde levou: o materialismo e a cultura da morte. Esta é a verdadeira batalha: a cultura da vida, apoiada pelo cristianismo, frente à cultura da morte, apoiada pelo materialismo".

Laura, que recentemente visitou Roma pela primeira vez, como parte de uma peregrinação pelo Ano da Fé, assegura que esta “certamente põe algo de combustível no tanque espiritual”. “Necessitá-lo-ei. Há muito trabalho por diante”, conclui.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário