Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

O missionário do râguebi: depois da morte do seu amigo falou a fé e agora é uma referência no seu desporto

Pierrick Günther, estrela francesa de râguebi

Pierrick Gunther, chamado a ser a estrela da França
Actualizado 24 de Agosto de 2013

Javier Lozano / ReL


Pierrick Günther é uma dessas pessoas que chama a atenção ainda que não o pretenda. O seu 1,90 metros de estatura e os sues 106 quilogramas de fibra e músculo ajudam muito nisso. Sem dúvida, o que está chamado a ser a grande estrela do râguebi francês é uma pessoa discreta mas que se converteu no missionário deste desporto.

A morte do seu melhor amigo
Aos seus 23 anos, o jogador do Toulon é um fervente católico que tem admirados os seus companheiros. Mas a sua profunda fé não é algo que venha com ele desde criança. Mas bem pelo contrário. Provém de uma família desestruturada e esteve a cavalo durante anos entre a casa do seu pai e da sua mãe. Mas foi outro acontecimento o que levou a fé a este enorme jovem.

O seu melhor amigo, Nans, que além disso jogava o râguebi com ele faleceu num acidente de trânsito em 2009. Esta tragédia supôs um golpe enorme para ele mas também a viagem espiritual que finalmente mudou a sua vida. Conta Pierrick o duro que se lhe tornou o funeral do seu amigo. Os pais foram ter com ele e disseram-lhe que se parecia muito com o seu filho. Estavam completamente destroçados. Isto deixou o jovem Pierrick completamente emocionado.

A paz achada na Igreja
Esta angústia empurrou-o sem saber porquê para o interior de uma igreja. Uma vez dentro experimentou uma paz que antes não conhecia. “Então senti-me muito bem, muito tranquilo”. Desde então vai pelo menos duas vezes por semana à igreja rezar. Ali ora pelo seu amigo e põe velas à Virgem para que interceda por ele.

A sua vida deu uma volta radical. Apesar da fama que tem este deporto pois em França está à altura do futebol, ele continuou sendo o jovem tranquilo e discreto, estando muito afastado dos escândalos e das festas nocturnas.

Antes das partidas, a Bíblia
De facto, os seus companheiros ficam atónitos com as suas rotinas antes dos jogos. No autocarro que leva a equipa para o estádio enquanto os seus companheiros escutam música o brincam ele submerge-se na leitura da Bíblia. “Frequentemente, leio passagens do livro do Apocalipse, isto põe-me em condições para o jogo”, afirma o que denominam o “petit Chabal”, em honra ao grande jogador Sebastian Chabal.

Mas já no balneário antes do jogo vai para um canto para não incomodar e ali volta à leitura da Bíblia e às suas orações. Acode nesse momento ao que lhe deu a paz na sua vida. Os seus companheiros passaram da estranheza à alegria ao ver o seu companheiro assim. Muitos não se tinham nem apercebido no início de que num canto lia a Bíblia.

As suas tatuagens religiosas
Sem dúvida, se o carácter de Pierrick Gunther é tranquilo e discreto não o é assim o seu corpo. Além da sua musculatura os seus companheiros podem observar uma espécie de catequese no corpo do seu companheiro. Depois da sua conversão tatuou vários aspectos religiosos.

Nas suas costas aparece uma inscrição dedicada à Santíssima Trindade. Em latim põe “In nomine Patris, Filii y Sancti Spiritu” (Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Num braço leva umas asas de anjo com uma Cruz e no direito uma grande Virgem Maria.

A sua fé ficou reflectida na sua vida e também no seu corpo mas sobretudo está sendo uma luz entre os seus companheiros e o mundo do râguebi, onde o seu apostolado está tendo muitos frutos. É chamado o missionário do râguebi.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário