Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bispos latinos das regiões árabes se reunirão em Roma

Os membros da CELRA serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco

Roma, 17 de Setembro de 2013


Durante o encontro a Conferência pretende tratar sobre o jubileu do Concílio Vaticano II, o jubileu da CELRA (Conferência dos Bispos Latinos das Regiões Árabes) que este ano comemora 50 anos desde a sua criação e o Ano da Fé a partir de diferentes pontos de vista, principalmente, da nova evangelização, da família e do exercício da caridade. Boa parte do tempo será dedicado às "mesas redondas”, onde os bispos poderão compartilhar com seus irmãos, a vida de suas dioceses e, em primeiro lugar, é claro, todas as mudanças que estão acontecendo no Oriente Médio e os relatórios dos bispos delegados às actividades dos sectores (jovens, família,... ).

Um importante documento, elaborado por especialistas, sobre a "linha de conduta em caso de abuso sexual de menores por parte de um clérigo ou uma pessoa consagrada" espera ser finalmente aprovado. É um documento que a Santa Sé pede para que todas as Conferências Episcopais preparem e adoptem.

No programa está previsto uma missa com o Papa na Domus Sancta Martha, a participação na audiência pública do Papa, quarta-feira (18), e uma visita às Congregações das Igrejas Orientais e de Propaganda Fide. Os conferencistas convidados são o Cardeal R. Sarah, presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Peter K. Turkson , presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Dom Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, o Sr. Salvatore Martinez, presidente do Movimento " Renovação no Espírito".

Para os membros do Patriarcado Latino de Jerusalém também está previsto uma reunião com os sacerdotes que trabalham ou estudam em Roma: Mons. Aldo Tolotto, Mons. Khaled Akasheh, D. Fares Hattar, D. Aktham Hijazeen, D. Yaacoub Rafidi, e Mons. Ilario Antoniazzis, Arcebispo de Tunis, que está actualmente participa na sessão para os novos bispos em Roma e também o missionário Fidei Donum do Patriarcado no Gabão, D. Alberto Maria Garau.

A Conferência dos Bispos Latinos das Regiões Árabes é uma conferência episcopal da Igreja Católica destinada a favorecer a colegialidade e a comunhão entre as Igrejas locais do mundo árabe (com excepção da África do Norte que tem uma conferência episcopal própria) no âmbito da actualização da reforma conciliar. É presidida pelo Patriarca Latino de Jerusalém. A CELRA foi criada em Outubro de 1963, há 50 anos, durante a segunda sessão do Concílio Vaticano II. Os bispos latinos do Oriente Médio se encontraram então, por iniciativa do então patriarca de Jerusalém, S.B. Alberto Gori, e de seu assessor conciliar, P. Pierre Médabielle, scj, para criar uma estrutura de unidade entre si e de coordenação, que logo se tornaria a CELRA, oficialmente reconhecida pela Santa Sé. Oficialmente existem 14 membros (sem contar os eméritos que podem participar se quiserem). Desta reunião não participarão do Jubileu P. Jery Kraj, ofm, vigário patriarcal para Chipre, porque acabou de assumir a função. De acordo com informações da Agência Fides, ao encontro participaria também P. Georges Abou Khazen, ofm, Administrador Apostólico do Vicariato Apostólico de Aleppo, mas o religioso não poderia deixar a cidade no norte da Síria, isolado há meses por causa de um ataque das milícias armadas da oposição. Ele sucedeu o Bispo Giuseppe Nazzaro, cuja renúncia foi aceita pelo Papa em 15 de Abril.

Lista dos membros da Conferência que estarão presentes:
+ Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém, Presidente
+ Paul Dahdah, vigário Apostólico latino de Beirute, Vice- Presidente
+ Jean Sleiman, arcebispo latino de Bagdad
+ Giorgio Bertin, bispo de Djibuti, administrador apostólico de Mogadíscio
+ Paul Hinder, vigário apostólico da Arábia Meridional
+ Camillo Ballin, vigário apostólico da Arábia Setentrional
+ Adel Zaki, vigário apostólico de Alexandria
+ Maroun Laham, vigário patriarcal latino para a Jordânia
+ Giacinto - Boulos Marcuzzo, vigário patriarcal latino para Israel
+ William Shomali, vigário patriarcal de Jerusalém e na Palestina
P. David Neuhaus, sj, vigário patriarcal para os católicos de língua hebraica
P. Peter Felet, scj, secretário-geral


in


Sem comentários:

Enviar um comentário