Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como chegar a centenário com felicidade? Há 9 «truques» e a participação religiosa é um deles

Estudaram-se nas zonas com muitos anciãos felizes 

Chegar aos cem anos tem mérito e merece uma celebração com toda a família
Actualizado 17 de Setembro de 2013

ReL

Dan Buettner é um autor e empresário que popularizou o conceito de "zonas azuis", que se referem a comunidades ou zonas com uma proporção anormal de pessoas centenárias ou muito anciãs e que além disso vivem umas vidas de felicidade constatável...

Em colaboração com a "National Geographic" e vários demógrafos, Buettner localizou 5 "zonas azuis" com una alta concentração de "centenários felizes".

- Barbagia, uma região de Cerdeña (católicos)
- Icaria, a ilha grega (ortodoxos)
- Península Nicoya, na Costa Rica (católicos)
- os adventistas de Loma Linda, na Califórnia
- a ilha de Okinawa, no Japão (budistas-sintoístas)

Entrevistando as 263 pessoas centenárias e felizes que encontrou nestes lugares Buettner e a sua equipa identificaram 9 características comuns à maioria.

1. Participação espiritual: todos menos 5 dos entrevistados pertenciam a uma comunidade de fé. Os demógrafos assinalam (baseando-se em outros estudos) que a assistência a serviços religiosos com assiduidade (ao menos 4 vezes ao mês) pode acrescentar (estatisticamente) de 4 a 14 anos à esperança de vida.

2. Movem-se na natureza: vivem num ambiente natural, talvez rural ou agreste, que os obriga a mover-se sem dar-se conta disso. Ou bem realizam tarefas agrícolas, ou cuidam de um jardim (algo que fazem inclusive os monges cartuxos, de severíssima clausura). É um trabalho físico moderado que os mantém sãos.

3. Tem "propósito": sabem porque se levantam cada manhã, para que vivem; e isso, estatisticamente, acrescenta-lhes 7 anos de esperança vital

4. Um pequeno descanso diário: estressam-se como qualquer outro, mas sabem fazer uma paragem diária que os relaxa; os gregos em Icaria dormem uma sesta; os sardos, um descanso; os adventistas param para rezar, os japoneses de Okinawa detêm-se para honrar os seus ancestrais.

5. A regra do 80%:
declaram que deixam de comer quando sentem que o seu estômago se encheu 80%.

6. Muita verdura, pouca carne
: a sua dieta centra-se em legumes, e comem carne só 5 vezes ao mês.

7. Bebem vinho, mas pouco:
os que bebem moderadamente vivem mais que os que não bebem nunca. (Os adventistas não cumprem esta norma, já que se abstém completamente do álcool).


8. Centrados na sua família: comprometeram-se com um único cônjuge, e centraram-se nessa relação (o estudo considera que isso acrescenta 3 anos de esperança de vida). Também cuidaram dos seus avôs e pais em casa, acompanharam-nos na sua velhice, e agora eles sentem-se acompanhados na sua. A família foi a sua prioridade.

9. O seu ambiente favoreceu estes hábitos: os que os rodeiam o valorizaram, fomentado, apreciado e criaram um ambiente com estes valores sociais. Não o vivem de forma "anti-sistema" nem alternativa, mas sim como o bom e virtuoso.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário