Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Já há 100 seminários Redemptoris Mater em todo o mundo ligados ao Caminho Neocatecumenal

Actualizado 24 de Setembro de 2013

ReL 

O Redemptoris Mater de Manágua,
com os seus seminaristas
O Caminho Neocatecumenal acaba de finalizar na Itália um encontro internacional de seminaristas no qual participaram 357 jovens que se sentem chamados ao sacerdócio. Nestes dias de convivência constatou-se a criação de 7 novos seminários diocesanos missionários Redemptoris Mater. No total, são já 100 os seminários destas características que estão presentes nos cinco continentes.

Os novos seminários correspondem a Filadélfia (USA), Vancouver (Canadá), Belém (Brasil), Carúpano (Venezuela), Kampala (Uganda), Úzhgorod (Ucrânia) e Campobasso (Itália).

No transcorrer da convivência, estes 357 jovens foram distribuídos nos cem seminários nos quais a partir de agora começaram a formar-se e a estudar para o ministério presbiteral ao serviço da Nova Evangelização.

Na jornada participaram o cardeal de Viena, Christoph Schönborn; o arcebispo de Filadélfia, Charles Chaput; o bispo de Carúpano, Jaime Villarroel e o bispo greco-católico de Úzhgorod, Milan Shashik.

Formar candidatos ao presbiterado
Os estatutos do Caminho, aprovados pela Santa Sé em 2008, assinalam que “o Caminho Neocatecumenal, como todo o verdadeiro itinerário de catequese, é também um meio para suscitar vocações sacerdotais e de especial consagração a Deus nas diferentes formas de vida religiosa e apostólica, e para suscitar no coração de cada um a específica vocação missionária”. Por isso, “é também um instrumento que se oferece ao serviço dos bispos para a formação cristã dos candidatos ao presbiterado”.

Os Seminários diocesanos e missionários Redemptoris Mater são erigidos pelos bispos diocesanos, de acordo com a Equipa Responsável internacional do Caminho, e regem-se segundo as normas vigentes para a formação e incorporação dos clérigos diocesanos e segundo estatutos próprios, de conformidade com a Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis.

Seminaristas no Caminho Neocatecumenal
Neles, os candidatos ao sacerdócio encontram na participação no Caminho Neocatecumenal um elemento específico e básico do iter formativo e, ao mesmo tempo, são preparados à “genuína opção presbiteral de serviço ao inteiro Povo de Deus, na comunhão fraterna do presbitério”.

Num momento de crise vocacional em todo o mundo, esta realidade do Caminho Neocatecumenal faz presente as palavras de João Paulo II no VI Simpósio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa em 1985, no qual afirmou que “se deve começar a evangelização invocando o Espírito e procurando ali onde está soprando. Alguns sintomas deste sopro do Espírito estão hoje certamente presentes na Europa. Para encontrá-los, sustentá-los e desenvolvê-los é necessário deixar esquemas atrofiados para ir ali onde se inicia a vida, onde vemos que se produzem frutos de vida segundo o Espírito”.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário