Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tamara Falcó conta num livro como foi a sua conversão

Em «Estamos de volta», de Jesús García 

Tamara Falcó
Actualizado 16 de Setembro de 2013

ReL

A famosa filha de Isabel Preysler e o Marquês de Griñón relata em “Estamos de volta” (LibrosLibres) como encontrou Deus depois de uma existência vivendo de costas para Ele.

Conta Tamara Falcó no livro de forma extensa e pormenorizada a sua surpreendente conversão à fé desde um ateísmo passivo. Uma volta à religião que conquistou muitas notícias nos meios de comunicação. Algumas das frases que poderíamos destacar do livro são as seguintes:

- “Enamorei-me de Cristo. Cristo é meu amigo fiel. É a projecção viva do que o meu coração aspira a ser”

- “Se me sentisse chamada me faria monja, mas não senti essa vocação”

- “Quando Deus te toca e descobres o amor, não há coração que possa resistir”

- “Sentia uma melancolia difícil de descrever, e fui a uma livraria e a Bíblia foi o único livro que me chamou a atenção”

“De Medjugorje não há nada que não te chame a atenção”. Com esta contundência expressa Tamara Falcó a impressão que lhe causou a sua peregrinação a Medjugorje em Agosto de 2012: “Um lugar no qual tudo cheira a Deus”.

Tamara Falcó, a famosa filha de Isabel Preysler e o Marquês de Griñón, conta a sua peregrinação a Medjugorje no livro intitulado Estamos de volta (LibrosLibres), uma colecção de testemunhos de peregrinos espanhóis recolhida pelo repórter Jesús García, amplio conhecedor do fenómeno que rodeia a aldeia localizada na Bósnia, sobre o qual o Vaticano mantém uma profunda investigação aberta desde 2010, abordando as supostas aparições marianas que ali sucedem desde 1981.


Toda a sua conversão
A ‘Imperatriz de Corações’, sucessora no ‘reinado couché’ da sua mãe, não conta só a sua peregrinação a Medjugorje.

Na amplia entrevista realizada por Jesús García, Tamara Falcó narra todo o seu processo de conversão, introduzindo a sua experiência de Deus com recordações da sua infância, as suas primeiras orações, a sua discussão com Cristo depois da separação dos seus pais ou o vazio interior tão grande no qual viveu como prelúdio da sua conversão: “Não podes nem imaginar o desesperante que é o chegar a casa uma tarde e dares-te conta de que tens tudo o que se pode desejar e não és feliz”.

“Tamara Falcó está vivendo uma conversão autêntica, preciosa, sem mediadores nem intermediários” afirma Jesús García, autor do livro, quem explica que a conversão de uma das celebridades mais seguidas pela imprensa do coração “foi produto de uma comunicação directa entre Deus e ela. Uma revelação de um Pai Deus directa ao coração da sua filha Tamara, na qual não interveio nem a paróquia nem movimento algum. Foi coisa deles dois. De Tamara e de Deus”, sentencia García.

“Na Bíblia está escrita toda a minha vida”

Resulta curioso conhecer que tudo começou numa livraria: “Sentia uma melancolia difícil de descrever, uma solidão no coração da qual ninguém me podia tirar, na qual ninguém podia consolar-me. Era uma sede de alegria, de felicidade por viver, não por ter. Então fui-me a La Casa del Libro e a Bíblia foi o único livro que me chamou a atenção”.


A Bíblia apanha-me porque nela está escrita toda a minha vida - explica a recente convertida -, no sentido de que tudo o que se me passou a mim antes, já está escrito na Bíblia. Até esse momento eu tinha vivido a minha vida sem livro de instruções, e isso é a Bíblia, nosso livro de instruções. Explica-nos de onde vimos, o nosso problema com o pecado, de onde vem a dor e nos conta também de onde vem a alegria que ansiamos no nosso coração e como viver até ela”.

“Enamorei-me de Cristo”
A alegria que descobriu Tamara Falcó na Bíblia se faz viva num enamoramento: “Eu estou na Igreja porque me enamorei de Cristo”, o qual não implica que se tenha sentido chamada à consagração religiosa: “Se me sentisse chamada me faria monja, mas não senti essa vocação”. E que enamora de Cristo uma jovem como Tamara Falcó? Também o conta: “Cristo é o meu amigo fiel. É a projecção viva do que o meu coração aspira a ser. É toda a expressão de bondade que se pode experimentar. Não atira a primeira pedra, cura um enfermo ainda que seja sábado e tenha que se enfrentar com a Lei, ama Pedro apesar de que o negou três vezes. É o bem, é a paz, é a verdade. Ainda que tu continues tendo os teus medos, as tuas feridas, a partir de Cristo sabes que tudo se pode curar, de verdade, e ter paz. Com Ele começas a ter esperança, a ver a Luz”.

E é que “quando Deus te toca e descobres o amor, não há coração que possa resistir".

“A paz está em Deus”
Uma das palavras mais utilizadas por Tamara Falcó é ‘paz’, uma paz desconhecida até que começou a dedicar algum tempo da sua jornada à oração: “Fui-me só ao campo, à casa do meu pai, que ninguém entendia que eu quisesse estar só com a minha oração, a minha Bíblia, indo à Missa ao povoado. Nesses dias, pela primeira vez na mina vida, senti a paz. Aí descobri, nessa solidão, procurando a companhia de Deus, que a paz está em Deus”.

O autor
Estamos de volta à quinta obra literária de Jesús García (www.jesusgarciaescritor.es), que assinou vários Best-sellers como Medjugorje (2009) e Que faz uma rapariga como tu num sítio como este? (2011), publicados também na LibrosLibres, assim como a novela Tios com sorte (2011) e o trabalho Escravos no paraíso (2012).

Colaborador de diferentes meios de comunicação, Jesús García assinou numerosos trabalhos sobre a realidade de comunidades cristãs em países onde vivem perseguição, e guarda uma ampla colheita de testemunhos de conversão, fenómeno que viveu ele mesmo em 2006.

Estamos de volta

Na obra entram outros oito testemunhos além do de Tamara Falcó, entre eles o do desportista olímpico Litus Ballbé, hoje seminarista, ou o de Natalia Gómez de Enterría, que ocupou o cargo de Directora de Recursos Humanos da SGAE e que viveu uma assombrosa conversão depois de peregrinar a Medjugorje.

“Também podemos conhecer Javier Catalán, um técnico da Cadeia SER que depois de controlar desde a mesa de som uma entrevista sobre Medjugorje, acabou peregrinando ali e confessando-se quarenta anos depois”, revela Jesús García.

FICHA TÉCNICA                          COMPRA ONLINE
Título:      Estamos de volta              OcioHispano
Autor:      Jesús García  
Editorial:  LibrosLibres 
Páginas:   254 páginas
Preço:      20 euros



in

Sem comentários:

Enviar um comentário