Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

"A Mensagem de Fátima. A misericórdia de Deus: o triunfo do amor nos dramas da história" será apresentada em Lisboa

Publicação do Santuário de Fátima terá lançamento na UCP a 28 de Outubro


Fátima, 23 de Outubro de 2013


Da autoria do teólogo espanhol Eloy Bueno de la Fuente, o livro “A Mensagem de Fátima. A misericórdia de Deus: o triunfo do amor nos dramas da história” será apresentada em Lisboa a 28 de Outubro, segunda-feira.

O lançamento decorrerá às 18:15, na Sala de Exposições, no piso 2 do Edifício BUJPII da Universidade Católica Portuguesa (Palma de Cima, junto ao Hotel Marriott). 

A apresentação da obra caberá ao reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e contará com a presença do autor do livro, padre Eloy Bueno de la Fuente, e do director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), padre João Duarte Lourenço.

A sessão de lançamento em Lisboa vem no seguimento da primeira apresentação da obra, pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Emanuel Silva, a 12 de Outubro, em conferência de imprensa realizada na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima. Na ocasião, o vice-reitor sublinhou aos jornalistas que esta obra seria  "seguramente, o melhor e mais abrangente livro de teologia publicado sobre a Mensagem de Fátima". 

No boletim informativo divulgado a propósito deste lançamento em Lisboa, a UCP sublinha que a publicação “é um desafio e uma exigência para a reflexão teológica”.  

Em recente entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o autor, professor catedrático de Teologia Dogmática da Faculdade de Teologia de Burgos, sublinha que “para o nosso mundo, a Mensagem de Fátima atua como uma interpretação profética da história enquanto denúncia dos infernos que gera o egoísmo humano e, por sua vez, destaca a existência de um amor maior - representado por Maria - garantia de que (o Mundo) não acabará em tragédia, graças a testemunhos como os dos pastorinhos que se entregam aos desígnios de misericórdia que lhes foram revelados”. 

Eloy Bueno de la Fuente, sacerdote da diocese de Burgos, sempre privilegiou temas relacionados com Eclesiologia e Cristologia. Nos últimos anos optou por dedicar-se de forma aprofundada ao estudo da Mensagem de Fátima, que analisa à luz da documentação histórica e com as ferramentas da teologia actual.

No prólogo do título agora lançado, o segundo da colecção "Fátima Mensagem", o autor sublinha que as aparições marianas “merecem ser pensadas e compreendidas” por estarem “profundamente imbricadas na vida real do povo cristão e, mais ainda, no cenário da nossa vida social”.

“Um fenómeno tão complexo e de tão difícil interpretação impõe-se como uma aventura, mas também como um desafio, como uma exigência para a reflexão teológica”, refere Eloy Bueno de la Fuente no mesmo prólogo ao sublinhar que “a teologia deve deixar-se visitar por essas experiências tão profundamente humanas e eclesiais”.

O livro está estruturado em duas partes. A primeira tem por título Na carne dorida do mundo, “para abrir o leque dos diferentes aspectos do drama vivido a nível individual e colectivo”, como as guerras e a violência; a segunda parte, Um testemunho místico e profético, pretende, refere o autor, “manifestar e aprofundar o sentido genuíno da Mensagem dirigida precisamente a esse cenário dramático”, sob diferentes pontos de vista, e em que “os Pastorzinhos são as testemunhas desses desígnios de misericórdia que lhe são anunciados”. 
Recorde-se que Eloy Bueno de la Fuente está a orientar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, um curso intensivo sobre a Mensagem de Fátima. O curso decorre ao longo de duas segundas-feiras - 7 e 28 de Outubro - e nas manhãs de duas terças-feiras - 8 e 29 de Outubro. (http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=69444)

O livro está disponível para venda na Livraria do Santuário de Fátima: livraria@fatima.pt 

in


Sem comentários:

Enviar um comentário