Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hindus e cristãos juntos para fortalecer a família humana através da amizade

Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso envia saudações por ocasião das celebrações anuais da festa hindu: «deepavali»


Cidade do Vaticano, 28 de Outubro de 2013


Apresentamos a mensagem do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso por ocasião das celebrações anuais da festa hindu: «deepavali».

Queridos amigos hindus,

1. Em espírito de amizade, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso se alegra em lhes apresentar seus melhores votos e suas mais calorosas felicitações por ocasião do Diwali, que será comemorado em 3 de Novembro. Que Deus, fonte de toda luz e vida, ilumine a sua vida e torne mais intensa a sua alegria e a sua paz.

2. Neste mundo competitivo, onde cada vez mais tendências materialistas e individualistas têm efeitos negativos sobre as relações humanas e muitas vezes criam divisões nas famílias e na sociedade, gostaríamos de compartilhar com vocês os nossos pensamentos sobre como os cristãos e os hindus, com a amizade e a solidariedade, podem favorecer as relações humanas em benefício de toda a humanidade.

3. Os relacionamentos são fundamentais para a existência humana. A segurança e a paz nas comunidades locais, nacionais e internacionais são, em grande parte, determinadas pela qualidade da nossa interacção humana. A experiência mostra que, quanto mais aprofundamos as nossas relações, mais somos capazes de progredir na cooperação, na construção da paz e na verdadeira solidariedade e harmonia. Em suma, a capacidade de promover relações de respeito é a medida de autêntico progresso humano, e é essencial para promover a paz e o desenvolvimento integral.

4. Estas relações deveriam surgir naturalmente da nossa humanidade comum, porque as relações humanas são a essência da existência humana e da sua evolução, dando origem espontaneamente a um sentimento de solidariedade para com os outros. Para além das nossas diferenças étnicas, culturais, religiosas e ideológicas, todos pertencemos, de fato, à única família humana.

5. Infelizmente, o crescimento, na sociedade, do materialismo e do desprezo pelos valores espirituais e religiosos mais profundos é acompanhado por uma tendência perigosa de dar idêntico valor às coisas materiais e às relações humanas, reduzindo assim a pessoa humana de um "alguém" para um "algo" que pode ser anulado conforme o critério de cada um. As tendências individualistas, além disso, geram uma falsa sensação de segurança, favorecendo o que Sua Santidade, o papa Francisco, descreveu como "cultura da exclusão", "cultura do descarte" e "globalização da indiferença".

6. A promoção de uma "cultura de relacionamento" e de uma "cultura de solidariedade" é, portanto, um imperativo para todos os povos, que nos convida a incentivar relações baseadas na amizade e no respeito mútuo, em benefício de toda a família humana. Isso exige que a dignidade inerente da pessoa humana seja amplamente reconhecida e promovida. É claro que a amizade e a solidariedade estão intimamente ligadas. “A cultura da solidariedade consiste em ver no outro não um concorrente, nem um número, mas um irmão. E todos nós somos irmãos!” (papa Francisco, Visita à Comunidade de Varginha, Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2013).

7. Em conclusão, queremos afirmar a nossa crença de que a cultura da solidariedade só pode ser alcançada como "resultado de um esforço concertado de todos em prol do bem comum" (papa Francisco, em reunião com governantes do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2013). Apoiados pelos ensinamentos das nossas respectivas religiões e conscientes da importância de construir relações autênticas, nós podemos, tanto hindus quanto cristãos, agir individual e colectivamente, junto com todas as tradições religiosas e pessoas de boa vontade, para incentivar e fortalecer a família humana através da amizade e da solidariedade.

Desejamos a todos uma feliz celebração do Diwali!

Jean-Louis Cardinal Tauran
Presidente

P. Miguel Ángel Ayuso Guixot, M.C.C.J.
Secretário


in

Sem comentários:

Enviar um comentário