Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II

No calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polónia


Roma, 22 de Outubro de 2013

A Igreja Católica celebra hoje, 22 de Outubro, a memória litúrgica de João Paulo II, data que marca o dia de início do pontificado de Karol Wojtyla, em1978.

Em Abril de 2011 a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou o Decreto no qual se regula o culto litúrgico reservado ao Beato João Paulo II.

No Decreto consta que dada a realidade extraordinária da beatificação do Venerável João Paulo II após inúmeras solicitações com relação ao culto litúrgico em honra do novo beato, de acordo com os locais e formas estabelecidos pela lei, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos se apressou em comunicar o que foi disposto a este respeito.

Portanto, no calendário próprio da diocese de Roma e das dioceses da Polónia, a celebração do Beato João Paulo II, Papa, é inscrita em 22 de Outubro e celebrada a cada ano como memória.

Sobre os textos litúrgicos, concedem-se como próprios a oração colecta e a segunda leitura do Ofício de Leitura, com o correspondente responsório. Outros textos são retirados do Comum dos pastores, para um papa.

Quanto aos demais calendários próprios, o pedido de registo da memória facultativa do Beato João Paulo II pode ser apresentado à Congregação para as Conferências Episcopais de seu território, pelo bispo diocesano para sua diocese, pelo superior geral para a sua família religiosa.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário