Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

O santo padre celebrará a missa do dia de Todos os Santos no cemitério Verano, de Roma

O simbólico cemitério romano tem grande relevância nos últimos três séculos da Cidade Eterna


Roma, 25 de Outubro de 2013


Na solenidade de Todos os Santos, dia 1º de Novembro à tarde, o papa Francisco celebrará a santa missa na entrada do cemitério monumental de Roma, seguida por uma oração e pela bênção dos túmulos. A informação é do site da arquidiocese de Roma, que acrescenta que o papa será acompanhado pelo bispo auxiliar e pelo pároco do cemitério.

O enorme campo santo é o principal e mais conhecido da Cidade Eterna, reconhecido como um “museu a céu aberto” graças à quantidade de obras e testemunhos artísticos culturais dos séculos XIX e XX.

O cemitério actual foi criado durante o reinado napoleónico (1805-1814), que decretou que as sepulturas deveriam ficar localizadas fora das muralhas da cidade. O papa Pio VII, ao retornar a Roma, manteve o cemitério após a abdicação de Napoleão.

No cemitério Verano estão enterrados os Zuavos Pontifícios, o corpo militar de elite composto por combatentes voluntários, muitos dos quais morreram ao defender a cidade de Roma antes da sua queda, durante a unificação italiana e o pontificado de Pio IX.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário