Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As catacumbas de Priscila disponíveis no Google Maps


Actualizado 23 de Novembro de 2013

Zenit / ReL
A Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra apresentou esta semana na basílica de São Silvestre, nas catacumbas de Priscila, o resultado obtido depois do trabalho realizado nestes últimos cinco anos.

Neles levaram-se a cabo intervenções de escavação arqueológica, restauração para conservar as pinturas das catacumbas e a reestruturação e reorganização de uma das zonas mais sugestivas, a da basílica onde foi enterrado o papa Silvestre. 

"A cultura antiga pode ter e descobrir caminhos para encontrar-se com o contemporâneo - sublinhou o cardeal Ravasi, presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra. As catacumbas constituem uma grande fascinação e, não só para os estudiosos, devemos relançar o desejo de descer de novo nos lugares escuros e luminosos do subsolo romano".

Cabe destacar a restauração do cubículo de Lázaro, no cemitério subterrâneo que se encontra próximo da basílica papal, sendo esta a última de uma grande série de intervenções de conservação realizadas no cemitério de Priscila.

A basílica de São Silvestre compõe-se de dois ambientes, um dedicado na sua totalidade ao culto e o outro utilizado no passado como depósito dos materiais antigos escultóricos encontrados durante as escavações. Entre estes materiais encontram-se mais de 700 fragmentos de sarcófagos - que foram cuidadosamente restaurados -, que procedem da necrópole que na época imperial tardia se estendia na zona da via Salaria Nueva, um notável testemunho da escultura funerária da antiguidade.

Este património artístico de grande valor pode ser consultado on-line no site mupris.net e como grande novidade, as catacumbas da via Salaria incluem-se no programa Google Maps, de onde se poderá admirar o complexo prisciliano. Está é a ligação para visitar as catacumbas.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário