Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Jacarta: 5.000 jovens recebem o cardeal Rylko para o encerramento do Ano da Fé

23 de Novembro: dia de encontro e oração a convite da Conferência Episcopal da Indonésia, em evento local da juventude católica


Roma, 21 de Novembro de 2013


Milhares de jovens se reúnem neste próximo dia 23 de Novembro em Jacarta, capital da Indonésia, para um encontro de oração e convivência que encerra o Ano da Fé no país. É o OMK Gathering 2013: A Alegria da Juventude Católica da Indonésia.

A celebração da eucaristia será presidida pelo cardeal Stanislaw Rylko, do Pontifício Conselho para os Leigos. Graças à presença do cardeal, a iniciativa ganhou destaque e adesão. Até agora, segundo os dados da agência de notícias AsiaNews, cerca de 5 mil jovens católicos indonésios se inscreveram para participar deste grande encontro organizado pelos bispos como parte das iniciativas para o Ano da Fé proclamado pelo papa Bento XVI.

A Conferência dos Bispos Católicos da Indonésia fez um grande trabalho nas medias sociais, usando o Facebook, o Twitter e o YouTube. Cada paróquia de Jakarta vai enviar uma delegação para o grande evento, que receberá também fiéis das dioceses vizinhas de Bogor e Bandung.

Merece destaque também a contribuição da Fundação João Paulo II e de dezenas de organizações católicas e movimentos estudantis, que animarão a tarde antes da missa solene celebrada pelo cardeal Rylko, juntamente com o arcebispo de Jacarta, dom Ignatius Suharyo, com os demais bispos presentes e com o núncio apostólico na Indonésia, dom Antonio Guido Filipazzi.

Este encontro de sexta-feira se revela um evento realmente extraordinário, considerando-se que a Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. Os católicos são uma pequena minoria, de cerca de 3% do total dos habitantes. Na arquidiocese de Jacarta, os fiéis atingem 3,6% da população local. A constituição da Indonésia consagra a liberdade de religião, mas a comunidade cristã ainda é vítima de episódios de violência e de abusos, especialmente nas áreas em que é mais arraigada a visão extremista do islão, como em Aceh.

No entanto, os católicos fazem parte activamente da sociedade e contribuem para o desenvolvimento da nação, destacando-se nas ajudas durante as situações de emergência, como foi o caso das inundações devastadoras ocorridas em Janeiro.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário