Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Noções Básicas de Organização de Bibliotecas - FORMAÇÃO


NOÇÕES BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS
SEMINÁRIO DIOCESANO DE LEIRIA
10 E 11 DEZEMBRO 2013
Formadoras: Fernanda Maria Campos e Maria da Graça Pericão

Acção de formação realizada no âmbito do projecto Cesareia, visa sensibilizar os responsáveis pelo inventário dos Bens Culturais da Igreja e técnicos afectos às bibliotecas eclesiais, que não disponham de formação em Biblioteconomia, para a importância do património bibliográfico das suas instituições. Iniciativa aberta a todos os interessados, pretende fornecer instrumentos e métodos de trabalho para apoiar os formandos no processo inicial de inventariação e/ou organização de uma biblioteca.

PROGRAMA 
1. Património e bibliotecas. Importância do património bibliográfico da Igreja: breve historial e perspectivas de futuro. O Projecto Cesareia: conhecimento, salvaguarda e divulgação das bibliotecas eclesiais.
2. Conhecer a biblioteca. Funções de uma biblioteca. Tipos de documentos. História e proveniência das colecções. O livro e as suas características internas e externas. Principais questões estruturais de uma biblioteca: o edifício, o espaço, o mobiliário, as condições ambientais e de segurança, o armazenamento e o estado das colecções.
3. Salvaguardar as colecções. Diagnóstico dos problemas estruturais e apresentação de boas práticas: limpeza, acondicionamento, registo, cotação e inventário.
4. Divulgar o património. Do inventário ao catálogo. Noções básicas de Catalogação, catálogos e registos bibliográficos. A Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD) e as Regras Portuguesas de Catalogação. A consulta a bases de dados. A importância da construção de um catálogo automatizado.
5. Exercícios práticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário