Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FÁTIMA - Curso Livre “Arte Rococó | Festa e Intimidade”


O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, irá promover de 28 de Janeiro a 25 de Fevereiro o Curso Livre “Arte Rococó | Festa e Intimidade”.

O curso está organizado em cinco sessões, a decorrerem às terças-feiras das 19h00 às 20h30 nas instalações do MASE.

O Rococó foi um estilo artístico reflexo do contexto social, religioso, económico e político do seu tempo. Sendo, muitas vezes, identificado como a fase final de um Barroco decadente e agonizante, a sua afirmação enquanto estilo autónomo e com características próprias tem sido morosa e difícil no meio da historiografia da arte. O Rococó espelha uma nova forma de relacionamento entre os membros das elites sociais, mais intimista e afastada da teatralidade áulica que pautou o Barroco.  Fruto dessa nova forma de estar, a linguagem artística tornou-se, de uma forma geral, menos pesada e mais graciosa e delicada e os espaços arquitectónicos, particularmente os privados, revelaram uma preferência por cenários mais intimistas. Em Portugal, pese embora a sua vigência tenha tido uma curta duração, existem bons exemplos da produção artística do Rococó, mormente na talha e na azulejaria.

Sónia Vazão, a formadora, é licenciada em História, Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além da actividade de docente em várias escolas do ensino básico e secundário, colaborou com o Museu Grão Vasco e com a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais como técnica de inventário. Assegurou a disciplina de História da Cultura e das Artes do Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a disciplina de História do Curso Preparatório para Provas M23 do mesmo estabelecimento de ensino superior. Actualmente integra a equipa do Museu do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional.

A data limite de inscrição é 14 de Janeiro, estando limitado a 30 vagas. Informações através do n.º de telefone 249539470 ou do e-mail museuartesacra@consolata.pt.

Inscrições online através do endereço http://masefatima.blogspot.com 

Curso Livre

Temas:
  • O tempo e o espaço do Rococó: a mudança cultural e social e o imobilismo político (28 de Janeiro);
  • A arquitectura Rococó: a intimidade palaciana e o requinte decorativo (4 de Fevereiro);
  • A pintura e a escultura do Rococó: o pitoresco e a graciosidade galante (11 de Fevereiro);
  • A talha Rococó em Portugal: a diversidade plástica na unidade estilística (18 de Fevereiro);
  • O azulejo Rococó em Portugal: a festa da policromia e dos concheados (25 de Fevereiro).
Inscrições:

Sócios da Liga dos Amigos do MASE - €30,00
Não sócios - €35,00
Inscrições limitadas a 30 participantes
Data limite de inscrição: 14 de Janeiro

Museu de Arte Sacra e Etnologia
Missionários da Consolata
Rua Francisco Marto, 52 Apt. 5
2496-908 – FÁTIMA

Tel. 249 539 470
Fax 249 539 479




Sem comentários:

Enviar um comentário