Páginas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Papa aqueceu os corações na Praça de São Pedro apesar do frio invernal

Recordou a mensagem de esperança do Natal e que Deus confia em nós. Cumprimentou amplamente os presentes antes e depois. Levantou a taça da equipa S. Lorenzo


Roma, 18 de Dezembro de 2013


Resta só uma semana para que os cristãos celebrem o Natal e nesta manhã o santo padre quis dedicar a catequese da audiência geral para o nascimento de Jesus, “festa de esperança, que supera a incerteza e o pessimismo” e recordou que “a razão da nossa esperança é esta: Deus está connosco e confia em nós”. O santo padre insistiu em que Jesus é Deus connosco e pediu aos fieis presentes para que repetissem em voz alta “Jesus é Deus connosco!” pôde-se escutar com força na praça.

O Santo Padre e os peregrinos cada quarta-feira estão desafiando as baixas temperaturas e a praça de São Pedro continua enchendo-se e a alegria e proximidade do papa Francisco pode-se ver em cada gesto, cada beijo e cada abraço. Hoje  desceu em muitos momentos do jeep durante o trajecto prévio à audiência, e em um deles parou para beber mate com uns peregrinos argentinos. Durante mais de meia hora antes de dar início à catequese quando o papa passeava pela Praça podia-se ouvir as vozes que gritavam “Meus parabéns” ao Papa para cumprimenta-lo pelos seus 77 anos, que celebrou ontem.

Esta será a última audiência geral deste ano, de acordo com dados fornecidos pela Prefeitura da Casa Pontifícia, nas 30 audiências gerais do Papa Francisco foram distribuídos 1.548.500 ingressos.

Após a audiência, o Santo Padre teve a oportunidade de saudar a delegação da equipa de futebol San Lorenzo, do qual ele é sócio e que domingo passado ganhou o campeonato. Francisco pôde conversar uns momentos com eles e levantou a taça nas suas mãos. Por sua vez, os jogadores presentearam-lhe com uma camiseta da equipa na qual podia-se ler “Francisco Campeão”. Viajaram até Roma, Marías Lammens , Marcelo Tinelli , Hernán Etman , Damián Vázquez, Bernardo Romeo, Sebastian Torrico e Mauro Cetto.

No resumo da catequese que o Santo Padre fez em português disse: “O Natal de Jesus mostra como Deus Se colocou da parte do homem, duma vez para sempre; fê-lo para nos erguer do pó da nossa miséria, das nossas dificuldades e pecados. O mistério do Natal ensina-nos que, se Deus não quis revelar-Se como Alguém que olha do alto e domina o Universo, mas antes humilha-Se e desce à terra pequenino e pobre, então, para nos parecermos com Ele, não devemos colocar-nos acima dos outros mas humilhar-nos, pôr-nos ao seu serviço, fazer-nos pequenos com os pequenos e pobres com os pobres. Assim eles não se sentirão sozinhos! O Natal ensina-nos também que se Deus, por meio de Jesus Cristo, se envolveu com o homem até Se tornar um de nós, então tudo o que fizermos a um irmão, é a Ele que o fazemos, como o próprio Jesus nos ensinou: «Sempre que alimentastes, acolhestes, visitastes um destes meus irmãos mais pequeninos a Mim mesmo o fizestes». Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos alcance a graça de fazermos chegar a todos a nossa bondade e generosidade. Assim seremos um reflexo da luz de Jesus, que continua a irradiar, da gruta de Belém, para o coração das pessoas, oferecendo alegria e paz.”

Ao concluir estas palavras também disse: “Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação para todos, em particular para os fiéis brasileiros de Chapecó, com votos de um santo Natal repleto de consolações e graças do Deus Menino. Nos vossos corações, famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Ele vos abençoe com um Ano Novo sereno e feliz!”

Após a catequese, o Santo Padre desceu, como todas as quartas, para cumprimentar os doentes das primeiras filas, conversar longamente com eles e dar-lhes a sua bênção.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário