Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

3 mil jovens da Acção Católica, domingo, com o Papa Francisco

O tradicional encontro da Caravana da Paz de ACR começará em Castel Gandolfo e terminará com o Angelus em São Pedro, durante o qual o Papa soltará as pombas doadas por duas crianças


Roma, 23 de Janeiro de 2014 (Zenit.org)


Serão mais de 3 mil os jovens e as crianças que participarão, domingo 26 de Janeiro, da Caravana da Paz organizada pela Ação Católica dos Jovens (ACR) de Roma na Praça de São Pedro. O slogan será "Está em jogo a PAZ!”. Provenientes das paróquias e das escolas católicas, com idade entre 4 e os 14 anos, juntamente com os seus educadores e pais, se encontrarão em Castel Santo Angelo às 8.30 da manhã para brincar e divertir-se juntos; depois a bênção, a partida da Caravana, por volta das 10, ao redor de São Pedro, percorrendo a vida della Conciliazione. Uma vez na praça será a vez das saudações dos assistentes da associação e de um momento de oração conduzido pelo cardeal vigário Agostino Vallini; e depois a oração do Angelus com o Papa Francisco seguido do tradicional lançamento das pombas junto com duas crianças da ACR de Roma.

"A Caravana - diz o presidente diocesano da Acção Católica Bento Coccia – é o ponto de chegada de um percurso que todos os jovens da ACR compartilharam nos grupos paroquiais durante o mês de Janeiro. Por meio desta iniciativa, apropriada para crianças, de modo divertido e colorido, a Acção Católica pretende enviar a mensagem de que a paz é possível se cada um de nós se compromete em viver no respeito sobretudo daqueles que estão mais próximos de nós”. Em nome desta atenção ao próximo todos os participantes da Caravana da Paz de domingo, 26, se comprometerão a apoiar – juntamente com outras realidades diocesanas da Itália e a Acção Católica Nacional – o projecto “A Paz sopra forte”, idealizado juntamente com o Centro Desportivo Italiano (CSI). Os recursos serão utilizados para equipar as áreas de desporto destinadas às crianças do Haiti, que no terremoto de três anos atrás perderam não só familiares e bens materiais, mas a possibilidade mesma de serem crianças. Além da oferta de instalações desportivas, o projecto prevê a formação de educadores-treinadores para restituir às crianças e jovens modos e lugares para voltar a jogar e fazer desportos.

Na proposta formativa da ACR, resumida pelo slogan "A paz está em jogo!” e seguida por todos os jovens dentro dos grupos paroquiais, “especial atenção – explica Marco Caporicci, responsável diocesano da Acção Católica dos Jovens – foi reservada ao respeito das regras que constituem a possibilidade de construir um jogo sincero e válido. O jogo é ao mesmo tempo direito e dever quando, respeitando as regras, é vivido plenamente, e assim funciona para a paz e para todos os outros componentes que permitem o bem comum".

Os meninos foram convidados a analisar nos seus bairros as oportunidades e os espaços de jogo oferecidos: “Em uma metáfora adequada para a vida, era evidente que nem todos os lugares ofereciam as mesmas possibilidades”. "Cada paróquia, portanto, preparou um modelo de vizinhança ideal: os seus trabalhos serão expostos num stand chamado "Lembra a paz”, perto de Castel Sant'Angelo, e colocados em um grande cartaz do Rodoanel de Roma. "Dos pequeninos, que doarão ao Papa duas pombas e lerão as cartas com as tentativas ao serviço da paz – conclui Caporicci – , chega também este ano uma mensagem: a paz é praticável, não é somente um direito mas parte dos deveres do viver comum, e para funcionar deve ter um estilo particular, aquele da fraternidade”.

(Tradução Thácio Siqueira)

Sem comentários:

Enviar um comentário