Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

"Defendam a identidade da Universidade de Notre Dame de quem quer diluí-la"

Papa recebe os membros do Conselho de Administração da Universidade de Indiana e os incentiva a um compromisso ainda maior de "discipulado missionário", que deve caracterizar todas as universidades católicas


Roma, 30 de Janeiro de 2014 (Zenit.org)


Desde 1842, ano de sua fundação pelo pe. Edward Sorin, da congregação da Santa Cruz, a Universidade de Notre Dame tem sido um dos baluartes da educação religiosa nos Estados Unidos, compromisso que a universidade agora perpetua na Itália com a abertura de uma nova sede em Roma.

Por ocasião dessa inauguração, o papa Francisco recebeu em audiência uma delegação do Conselho de Administração da instituição académica. O papa elogiou a "contribuição significativa" que a universidade tem dado ao longo dos anos para a Igreja norte-americana, "com o seu comprometimento na educação religiosa dos jovens e no ensino de um saber inspirado pela confiança na harmonia entre a fé e a razão na procura pela verdade e pela justiça".

A abertura da nova sede em Roma será, para muitos jovens estudantes italianos, a chance de entrar em contacto "com a singularidade das riquezas históricas, culturais e espirituais da Cidade Eterna", além de abrir as suas mentes e corações "para a continuidade admirável entre a fé dos santos Pedro e Paulo, a fé dos confessores e mártires de todas as épocas e a fé católica transmitida a eles em família, nas escolas e nas paróquias".

"A inspiração que guiou o pe. Edward Sorin e os primeiros religiosos da congregação da Santa Cruz ao instituírem a universidade permanece central" , ressaltou o pontífice, especialmente "nas novas circunstâncias do século XXI, com a identidade que distingue a universidade e o seu serviço à Igreja e à sociedade americana". Este serviço deve se reflectir no "discipulado missionário, que precisa se tornar evidente na vida das pessoas e no trabalho de cada instituição da Igreja", sobretudo nas universidades católicas, que, pela própria natureza, se comprometem a “mostrar a harmonia entre a fé e a razão e destacar a relevância da mensagem cristã para uma vida humana vivida em plenitude e com autenticidade”.

Por este motivo, é essencial o testemunho corajoso das universidades católicas no tocante aos ensinamentos morais da Igreja e à defesa da liberdade de apoiar esses ensinamentos, como proclamados com autoridade pelo magistério dos pastores da Igreja através das instituições formativas católicas.

Bergoglio fez votos de que a Universidade Notre Dame "continue a oferecer o seu testemunho indispensável e inequívoco deste aspecto fundamental da sua identidade católica, especialmente em face das tentativas de diluí-la". E encerrou: "Isso é importante: a identidade própria, tal como foi querida desde o início. Defendam-na, conservem-na, façam com que ela permaneça firme".

Sem comentários:

Enviar um comentário