Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

«Deus não morreu»: um aluno cristão enfrenta o seu professor ateu numa película para pensar

Que esconde o ódio anti Deus de alguns filósofos? 

A película reflecte bem a solidão do cristão em ambientes
dispostos a acomodar-se a uma ideologia que não tolera a discussão.
Actualizado 28 de Janeiro de 2014

C.L. / ReL

Josh é um jovem estudante cristão (leva sobre o peito uma cruz bem visível) que se inscreve nas aulas de filosofia que dá o professor Radisson. Trata-se de um ateu intolerante, e despótico como mestre, que utiliza a sua posição de superioridade para exigir aos seus alunos que subscrevam uma afirmação muito especial se querem passar a disciplina: Deus morreu.

Os companheiros de Josh mostram-se dispostos (acreditem em Deus ou não) com o fim de passar de curso. Mas o protagonista de God´s not dead [Deus não morreu] (pois assim se chama, significativamente, a película) nega-se a assinar: "Sou cristão", proclama com convicção ante Radisson.

A soberba do filósofo ateu vê-se assim confrontada com a firmeza do discípulo que (pensa ele) deveria ver, ouvir e calar e não rebelar-se. Radisson, vendo-se incapaz de prostrar a fé do rapaz, coloca-lhe um desafio: debater publicamente com ele sobre Deus ante o resto da aula. Se perde... Não passará a disciplina.

Josh aceita, e prepara-se então um autêntico duelo de inteligências, que se revelará como (também) um duelo de corações e de feridas. Porque, afinal, atrás da negação de Deus o que há quase sempre é um ódio a Deus por algo que, aos nossos olhos humanos, não deveria ter sucedido. 

Cinema cristão de qualidade: onda imparável
God´s not dead estreia-se em 21 de Março nos Estados Unidos e vem a unir-se a uma cada vez mais ampla lista de obras de cinema cristão de qualidade: de A Paixão de Mel Gibson (já um clássico) à iminente Filho de Deus, de A prova de fogo [Fireproof] à A força de honra [Corageous], de October Baby a Bella, da também iminente Gimme Shelter [Dá-me refúgio] a Cristero [For greater glory]. De inspiração católica umas ou evangélica outras, todas se traduzem em guiões que resultem basicamente aceitáveis para cristãos de qualquer confissão, de forma que o êxito de bilheteira reforce o potencial de um género que cada vez seduz mais produtores: quando não pelos princípios, sim pela provada rentabilidade da religião quando é adequadamente tratada pela Sétima Arte.

Baseada filosoficamente na obra do mesmo nome de Rice Broocks, Deus não morreu conta na direcção com um prometedor Harold Cronk, prémio a melhor director no Festival Internacional de Beverly Hills 2006. Para o professor escolheu o maduro Kevin Sorbo, muito conhecido na televisão norte-americana pelos seus papéis nas séries Hércules (em meados dos 90) e Andrómeda (no início do século) e com participação em diversas series já míticas como Cheers ou Xena. Na pele do jovem Josh introduz-se Shane Harper, actor, cantor e bailarino de 21 anos conhecido sobretudo da série Boa sorte, Charlie, onde interpreta o antigo noivo de Teddy, a filha mais velha dos Duncan.

A película é uma iniciativa (talvez a mais ambiciosa até agora) de Pure Flix Entertainment, uma produtora cristã que desde 2007 trabalha no cinema e a televisão "para transformar o espírito humano através de um entretenimento baseado em valores".

Razões para crer
No caso deste filme, se dão todos os ingredientes para consegui-lo, pois já o livro original aborda temas nucleares como o desenho inteligente, o evolucionismo, o problema do mal, as fontes da moralidade, historicidade de Jesus e da sua Ressurreição ou a sua condição de Filho de Deus, que é a essência de afirmação de Josh como cristão e o que de verdade irrita Radisson.

Alguns blogueiros católicos temem encontrar em Deus não morreu a típica contraposição protestante entre a razão e a fé. Talvez prevendo essa crítica, o citado Rice Broocks a suporta porque "trás razões para crer e confiança para tomar partido por Cristo numa sociedade secular", e segundo o presidente da American Family Association, Tim Wildmon, "reflecte como os cristãos e os grupos cristãos sofrem uma grave discriminação na maior parte das universidades actuais".

Como piscadelas à música e à televisão, na promoção de Deus não morreu participam o grupo de rock cristão Newsboys (com uma canção que leva o mesmo nome) e dois membros da celebérrima Dinastía Duck, um de cujos membros foi recentemente expulso do reality show por opor-se ao modo de vida gay.




in


Sem comentários:

Enviar um comentário