Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ucrânia: Patriarca greco-católico lança um apelo pela paz

Sviatoslav Shevchuk solicita o fim do "derramamento de sangue " no país


Roma, 21 de Janeiro de 2014 (Zenit.org)


O Patriarca da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sviatoslav Shevchuk lançou um apelou aos seus compatriotas para desistirem da violência e pararem com o banho de sangue.

"Com grande consternação e tristeza observamos os eventos que estão acontecendo em Kiev - disse o Patriarca - . Tendo em conta estas circunstâncias excepcionais, quero apelar a todos os fiéis da igreja, aos ucranianos e a todas as pessoas de boa vontade. Em nome de Deus, coloquemos um ponto final neste banho de sangue!"

Shevchuk acrescentou: "A violência nunca é o caminho para construir um Estado livre e independente ", nem nunca poderá “reconciliar os corações” ou levar a algum “sucesso positivo”.

Um apelo especial foi feito pelo Patriarca às autoridades ucranianas: "Escutem o vosso povo, não usem a violência, nem mecanismos repressivos contra eles".

Aos líderes políticos do país, Shevchuk pede para assumirem a própria “responsabilidade para o futuro da vossa gente”, enquanto aos cidadãos, aos membros das várias ONGs, especialmente aos manifestantes em Maidan, "suplicou" para levar o protesto a uma "natureza pacífica".

"Não deixem que as emoções tirem o melhor de vocês mesmos - disse o Patriarca -. Nem o medo, nem a agressividade, nem a raiva vão ajudar o nosso futuro”.

Ao Judiciário Shevchuk pede para "ouvir a voz da própria consciência" e para lembrar que "não há justiça sem verdade".

"Perguntem-se por que as pessoas vos chamam "vossa honra” – disse ainda o Patriarca aos juízes ucranianos -. Não ofusquem a vossa honra com decisões injustas”.

Um apelo final é dirigido ao episcopado e ao clero, porque "especialmente em um momento como este" saibam “guardar as almas” a eles confiadas, alcançem "os seus corações e as suas mentes", com as suas "palavras de paz" e proclamem "a paz do Evangelho de Cristo".

(Trad.T.S.)

Sem comentários:

Enviar um comentário