Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Viviene, a menina que com limonada recolheu 1 milhão de dólares para «ajudar os meninos escravos»

Comoveu-a uma fotografia e agora ela move muitos 

A pequena Vivienne Harr e a sua constância na venda
de limonada foram um exemplo para muitos
Actualizado 20 de Janeiro de 2014

Benedetta Frigerio / Tempi.it


A estadunidense Vivienne Harr queria «abolir a escravidão das crianças» e o seu posto em Doc Edgar Park converteu-se num lugar tão famoso que recolheu um milhão de dólares num ano. «Servir é a coisa mais formosa do mundo».

Vivienne Harr é uma menina estadunidense de 8 anos, cheia de vida e de energia, que recolheu um milhão de dólares num ano vendendo limonadas.

Haveis entendido bem, um milhão de dólares, e não é surpreendente que se tenha convertido numa celebridade nos Estados Unidos.

Tudo começou quando a sua mãe, comovida, lhe fez ver uma fotografia de dois irmãos nepaleses, obrigados a trabalhar como escravos e que, dando-se à mão, transportavam pedras: «Disse-me a mim mesma: Quero ajudá-los e o único modo que conheço para recolher dinheiro é vender limonada», contou Vivienne à Nbc.

A menina queria recolher 100.000 dólares «mas nunca tinha pensado que chegaria tão longe».

Limonada contra a escravidão
Premiou-a, além do seu coração de menina, a constância. Vivienne não montou o seu posto em Doc Edgar Park durante alguns dias, semanas ou meses: vendeu limonadas um ano inteiro.

Aos 52 dias enviou este twitt ao jornalista do New York Times, Nicholas Kristof: «Olá, sou uma menina de 8 anos e estou vendendo limonada contra a escravidão cada dia até que chegue aos 100.000 dólares».

Kristof retwitou. E em pouco tempo, os seus seguidores se converteram primeiro em centenas, logo em milhares deles. A fama do seu posto cresceu incrivelmente, como também a venda de limonada.

No dia 173 o alcaide de Nova Iorque permitiu-lhe levar o seu posto à Times Square, onde conseguiu o objectivo de 100.000 dólares que se haviam proposto.

E não se deu por satisfeita

Mas quando os seus pais lhe disseram que agora podia considerar-se satisfeita, ela respondeu:

«É que por acaso acabou a escravidão dos meninos?». O padre, estupefacto, respondeu-lhe claramente que não.

E ela: «Bin, portanto tampouco eu acabei».

Vivienne continuou até o dia 365 e quando chegou ao milhão de dólares, com a ajuda dos seus pais, transformou a limonada artesanal num produto que agora se vende em 165 lojas do país.

A felicidade está em servir

A menina ganhou centenas de prémios internacionais de beneficência, comunicação, empresa e de organizações sem ânimo de lucro.

Também se rodou um documentário que se apresentará no próximo Sundance Film Festival.

Da venda de limonada, Vivienne aprendeu algo: «Pensava que o máximo da vida era outra coisa, por outro lado estou feliz de poder servir, de ajudar. É o mais formoso do mundo».

A web de Make A Stand / Lemon-Aid, com todo o desenvolvimento deste serviço, está em: http://makeastand.com/company/viviennes-story
 

in


Sem comentários:

Enviar um comentário