Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Beja: Agentes pastorais devem manter «entusiasmo»

Bispo marcou presença no Fórum Diocesano da Educação Cristã

Beja, 24 Fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Beja marcou presença este sábado, no Fórum Diocesano da Educação Cristã sobre o tema «Mestre, onde Moras?», onde incentivou os agentes pastorais da diocese a “manterem o entusiasmo de serem cristãos”.

“Mantenham-se todos verdadeiramente entusiasmados pelo facto de serem cristãos, por serem colaboradores da Diocese de Beja, sem medo nem vergonha de viver o Evangelho e a alegria em Jesus Cristo”, disse D. António Vitalino.

A Diocese de Beja vive uma caminhada sinodal e momentos de reunião como este Fórum Diocesano da Educação Cristão são na opinião do bispo “importantes para preparar os agentes pastorais” de forma “a abrir a diocese para às famílias, às pessoas, às comunidades nas paróquias, nos serviços naquela que é a missão da Igreja”.

“Não estamos sós a construir um grupinho, uma capelinha, temos de chegar a todos os baptizados e mesmo aqueles que não sendo baptizados precisam de Deus, precisam da boa nova, precisam do Evangelho de maneira que temos de ajudar as pessoas a ir ao encontro umas das outras”, sublinhou, em declarações à Agência ECCLESIA.

A irmã Beatriz Santos, directora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Beja, explica à Agência ECCLESIA que este encontro serviu para unir “em comunhão os departamentos da catequese, da pastoral juvenil e da educação moral e religiosa católica”.

“O lema da diocese para este ano é ‘A palavra que dá vida’ e pensamos em concretizar um fórum sobre não tanto a doutrina” mas levando os presentes a viver “um encontro forte com Jesus, que os transforme para que depois possam anunciar Jesus aos nossos agentes que são os alunos, as crianças da catequese e as pessoas que estão nos grupos”, precisou.

Para Dina Carvalhal, catequista da Paróquia do Carmo, a presença neste fórum diocesano permitiu “a descoberta da alegria, de conhecer este pai maravilhoso que tanto nos ama e o conhecer e sentir desse amor que nos transforma numa alegria muito grande.”

O Fórum Diocesano da Educação Cristã sobre o tema «Mestre, onde Moras?» foi “uma oportunidade muito boa de forma a facilitar o entendimento e o sentir da palavra” considera Dina Carvalhal que garante que “o seu compromisso eclesial sai reforçado deste encontro”.

LS/MD


in

Sem comentários:

Enviar um comentário