Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Beja: D. Manuel Falcão «ajudou muita gente»

D. António Vitalino celebrou uma missa para lembrar o seu antecessor, falecido há 2 anos

Beja, 24 Fev 2014 (Ecclesia) – O bispo de Beja presidiu este domingo a uma missa na Sé diocesana, em memória de D. Manuel Falcão, seu antecessor, falecido há 2 anos, lembrando que este “ajudou muita gente”.

“Olhando para o seu espólio epistolário, vejo que ele ajudava muita gente não apenas na diocese, mas por esse Portugal fora e até pelo mundo fora, porque um bispo recebe muitas solicitações”, disse D. António Vitalino à Agência ECCLESIA.

O actual bispo de Beja lembra o seu antecessor como “um homem discreto mas muito atencioso que nunca deixava ninguém sem a palavra certa ou sem a ajuda certa”.

“Ele fez muito mais bem do que muita gente sabe, às vezes até com somas avultadas para ajudar economicamente, do seu rico património familiar ele foi distribuindo e ainda deixou bastantes coisas para as missões na diocese”, sublinhou.

A Eucaristia em memória de D. Manuel Falcão serviu para “agradecer o bispo que esta diocese teve” e incentivar as pessoas a “conhecer o património rico que ele deixou, coisas às vezes que passam despercebidas”.

D. Manuel Falcão deixou marcas que ainda “persistem nas pessoas”.

“Ouço pela diocese fora gente que tinha uma grande admiração, embora ele não fosse muito comunicativo, era muito atencioso e muito próximo e isso marcava muito as pessoas, mesmo as crianças”, conclui D. António Vitalino.

D. Manuel Falcão, bispo da Diocese de Beja entre 1980 e 1999, faleceu no dia 21 de Fevereiro de 2011.

LS/MD


in

Sem comentários:

Enviar um comentário