Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cardeal Ezzati: somos pontes entre Jesus e as pessoas

Entrevista com o novo cardeal Ricardo Ezzati novo S.D.B, arcebispo de Santiago do Chile


Roma, 24 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O arcebispo de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., foi um dos 19 novos cardeais da Igreja, os primeiros criados pelo Santo Padre Francisco.

No dia 22 de Fevereiro os novos purpurados viveram uma jornada intensa. Pela manhã celebrou-se o Consistório da criação de cardeais na Basílica de São Pedro, que contou até mesmo com a presença do papa emérito. Pela tarde, os neo purpurados tiveram a visita de cortesia, na qual os amigos, familiares e fieis puderam cumprimenta-los e felicita-los.

Na sala Paulo VI, o Cardeal Ezzati cumprimentava os fiéis que vieram para parabenizá-lo, vivendo momentos de profunda emoção. ZENIT entrevistou o cardeal Ezzati ali mesmo para que ele comentasse como viveu este dia tão significativo na sua vida. “Foi emocionante, mas principalmente toda uma reflexão e uma oração grande e profunda para aceitar o que o Papa nos disse, que sejamos humildes, servidores, e eficazes colaboradores dele. Essa humildade que nos coloca em atitude de serviço, de fraternidade, estar ao lado de quem caminha na beira da estrada e ser eficazes colaboradores na tarefa da nova evangelização, especialmente para este novo tempo que certamente é um grande desafio; mas é também um tempo no qual aparece a primavera da graça de Deus. Por isso estou muito optimista, muito feliz de poder servir a Igreja na minha arquidiocese de Santiago e de colaborar com o Santo Padre nesta tarefa”.
Abordando a situação concreta que nestes momentos vive o Chile “é um país, como todos os países da América Latina, que estão vivendo uma mudança de época muito profunda, uma mudança cultural e, portanto, requer também uma evangelização inteligente, generosa, e às vezes muito sacrificada. Porque, como em tempos de Jesus, o anúncio do Evangelho não é fácil mas quem o acolhe, acolhe também a vida nova, a generosidade da vida nova. O importante é que os pastores, sejamos pontífices no sentido de ser pontes, para que Jesus se encontre com todas as pessoas e as pessoas possam encontrar-se com Jesus”.

Uma bela surpresa a que viveu na manhã do sábado (22) na Basílica, com a chegada do Papa emérito ao consistório. Sobre isso também nos fala o cardeal Ezzati: “Foi muito emocionante. Ele foi o que me nomeou arcebispo de Concepción e depois me trasladou para Santiago. Com o Papa emérito tínhamos tido muitos momentos de encontro, de diálogo. Uma expressão dele ficou gravada no meu coração e me disse que a transmitisse aos sacerdotes, e eu a transmiti fielmente. O papa nos disse ‘lembre-se que para estar de pé é preciso colocar-se de joelhos’”.

(Trad.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário