Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

No seu aniversário de casamento, fazem-no sacerdote: primeiro padre hispânico para anglo-católicos em espanhol

Ao padre Toledo acompanham-no 21 paroquianos ex-anglicano

O padre Pedro Toledo, a sua esposa Betsy, os seus filhos e paroquianos
cantam o Glória no dia da sua ordenação, em 15 de Fevereiro
Actualizado 20 de Fevereiro de 2014

Pablo J. Ginés/ReL

Pedro Toledo está entrando na história da Igreja Católica e do ecumenismo ao ser o primeiro pastor anglicano que usa habitualmente o espanhol na liturgia a entrar na Igreja Católica, acompanhado da sua congregação que reza em espanhol.

Fazem-no mantendo elementos da sua herança anglicana, como membros do ordinariato anglo-católico da Cátedra de Pedro, que cobre todo o território dos EUA e Canadá. E o que era reverendo Pedro Toledo passa a ser o padre Pedro Toledo.

Ele disse que depois de 25 anos como pastor protestante em diversas igrejas, lhe bastava agora, aos seus 56 anos, ser um laico católico, mas a sua congregação, que se fez católica com ele (21 antigos membros da comunidade hispânica anglicana “Rei de Glória” de Miami Springs) insistiram em que solicitasse a ordenação sacerdotal para ser padre católico no Ordinariato.

Casado, com filhos, sacerdote
Ao ser um homem casado, com 3 filhos e uma netita já, necessitava uma dispensa especial de Roma (além da permissão da sua esposa Betsy, acostumada a toda uma vida de ser a esposa de um pastor). A dispensa chegou.

Assim, em 15 de Setembro de 2013 Pedro e os seus 21 companheiros hispânicos de “Rei de Glória” entravam na Igreja Católica, depois de um ano a estudar intensamente o Catecismo católico.
 
Pedro Toledo, a sua esposa Betsy e o resto da
sua família, no seu retorno à comunidade
católica em 15 de Setembro
Há umas semanas, em 18 de Janeiro, o bispo emérito de Pueblo (Colorado) ordenava-o diácono, e no passado fim-de-semana, em 15 de Fevereiro, o arcebispo Wenski de Miami ordenava-o sacerdote, o primeiro do ordinariato na sua diocese de abundante população hispânica.

O dia 15 de Fevereiro já era especial para Pedro e a sua esposa Betsy... O seu aniversário de casamento! E agora, a data de ordenação: seu outro sacramento-vocação.

Na sua homilia, Wenski usou o inglês e o espanhol e recordou que a ordenação sacerdotal de um homem casado é um caso especial particular dos ordinariatos de ex-anglicanos.

Também recordou que o padre Toledo está às ordens do ordinario anglo-católico, Jeffrey Steenson (que na sua época foi bispo episcopaliano de Rio Grande, antes de entrar na Igreja Católica) ainda que Toledo tenha insistido em que ajudará “com missas e o que se necessite” ao padre Paul da paróquia de San Luis, que acolhe a nova comunidade.

O já Padre Toledo com o arcebispo Wenski,
de Miami
Voltar a ser católico... Depois de 4 décadas
O certo é que Pedro volta a ser católico… Depois de 40 anos no protestantismo.

Venezuelano como a sua esposa, nascido em Caracas, foi baptizado católico, fez a primeira comunhão… E então, quando ele tinha 10 anos, os seus pais fizeram-se evangélicos pentecostais. Toda a família deixou a fé católica.

Enamorado de Cristo e da Palavra de Deus, ao crescer Pedro quis ser pastor e para completar os seus estudos em centros teológicos protestantes chegou aos Estados Unidos em 1991, com 34 anos.

De 1997 a 2002 foi pastor em Orlando (Florida) de uma igreja da Christian Reformed Church, uma denominação evangélica de estilo presbiteriano que conta com umas mil comunidades. Ao mudar-se para Miami em 2003 começou uma nova congregação especificamente hispânica.

Mas estava-lhe acontecendo o mesmo que a milhares de convertidos do protestantismo antes que ele: tinha-se posto a ler mais e mais os Pais da Igreja, os textos dos cristãos dos primeiros séculos, e a sua insistência no papel do bispo e a liturgia. Quanto mais estudava, mais se convencia.

Liturgia, bispos... Basta com ser anglicano?
Em 2008 entrou na Igreja Episcopal Reformada, uma variante anglicana dos EUA. Mas agora já estava lendo a São Tomás de Aquino, a Santo Agostinho, os doutores da Igreja… E o Catecismo católico.

Na Quinta-feira Santa e na Vigília de Natal, dias que a sua igreja episcopal não tinha celebrações, Pedro, Betsy e os seus filhos iam às celebrações católicas, a empapar-se da sua liturgia e simbolismo.

E então em 2009 Bento XVI proclamou a constituição apostólica “Anglicanorum Coetibus” abrindo a Igreja às pessoas que chegaram do anglicanismo e quiseram manter aspectos da sua liturgia e tradições, mas aceitando plenamente o ensinamento do Catecismo Católico. Essas pessoas organizar-se-iam em ordinariatos, em vez de depender da diocese local.

Pedro sentia com força o chamado de Cristo: “que sejam um”. “Foi questão de dizer-me: isto é o que creio, que faço fora da Igreja?”, explica.

Agradecido ao seu passado
Olhando o seu itinerário, Pedro Toledo vê que a liturgia levou-o do protestantismo evangélico ao anglicano, e a eclesiologia do anglicanismo ao catolicismo. Mas aprecia cada passo do seu caminho.

Admito com gratidão a contribuição que cada tradição fez a mi fé cristã, assim como os paradoxos, contradições e desafios que encontrei em cada uma delas. O meu desejo de entender melhor como servir a Igreja levou-me a descobrir os Pais da Igreja e outros escritos antigos. Isso fez-me procurar uma tradição cristã histórica onde o episcopado se visse como parte da essência da Igreja".

Para o ordinario da Cátedra de Pedro, Jeffrey Steenson, superior dos anglo-católicos da América do Norte, a entrada do agora padre Pedro, sua esposa Betsy, sua família e seus paroquianos é muito especial.

“São venezuelanos de nascimento", escreve Steenson, "e as suas histórias inspiradoras ajudam a iluminar um fenómeno relevante e pouco conhecido, a procura da unidade católica entre os grupos protestantes da América Latina. É um início pequeno que promete muito. Assim como o Livro de Oração Comum [livro básico da liturgia anglicana] conseguiu uma edição distinta em espanhol, esperamos que também haja algum dia uma tradução em espanhol da nossa liturgia”, disse referindo-se à liturgia própria do Ordinariato, de recente aprovação".


in

Sem comentários:

Enviar um comentário