Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O papa reza pela Ucrânia no início do consistório

Começa o segundo dia de reuniões do colégio cardinalício para tratar sobre a família


Roma, 21 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O papa Francisco abriu nesta manhã a segunda jornada de trabalho do consistório extraordinário sobre a família.

Francisco também rezou pela Ucrânia, atingida por graves episódios de violência. “Quero enviar uma saudação, não só pessoal, mas em nome de todos, aos cardeais ucranianos, o cardeal Jaworski, arcebispo emérito de Leópolis, e o cardeal Husar, arcebispo maior emérito de Kiev, que, nestes dias, sofrem tanto e enfrentam tantas dificuldades pela sua pátria. Seria bonito enviarmos esta mensagem em nome de todos. Estão de acordo, todos vocês, com isto?”. A resposta dos cardeais foi um forte aplauso.

O drama que assola a Ucrânia desde Novembro começou após a decisão do governo de interromper o processo de preparação do país para a entrada na União Europeia. Nos últimos dias, a crise se intensificou. O Ministério da Saúde confirmou 75 mortes e mais de 500 pessoas feridas nos confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes, no centro de Kiev, do dia 18 ao dia 20 de Fevereiro. A presidência da Ucrânia anunciou na manhã de hoje que chegou a um "acordo preliminar" com a oposição, com a União Europeia e com a Rússia. Foi necessária uma noite inteira de negociações depois da sangrenta jornada de ontem na capital ucraniana. A televisão pública do país informa que o pacto inclui a formação de um governo de coligação, eleições antecipadas e uma reforma constitucional. Até o momento, porém, nem a oposição nem a União Europeia confirmaram o pacto.

Quanto ao andamento do consistório, a Rádio Vaticano divulgou o pronunciamento do Santo Padre a propósito das palavras apresentadas pelo cardeal Kasper na abertura do encontro de cardeais: "Ontem, antes de dormir, eu li e reli o trabalho do cardeal Kasper e gostaria de agradecer a ele, porque encontrei uma profunda teologia e um pensamento sereno na teologia. Dá gosto ler teologia serena. E encontrei ali o que Santo Inácio nos dizia: aquele sensus Ecclesiae, o amor pela Mãe Igreja. Isso me fez bem e me surgiu uma ideia, e, me desculpe, Eminência, se eu o faço envergonhar-se, mas a ideia é esta: isto se chama fazer teologia de joelhos. Obrigado. Obrigado".

Durante toda a jornada de hoje, os cardeais expressarão livremente as suas opiniões e pareceres sobre a família. O tema será abordado também pelo sínodo extraordinário dos bispos, em outubro deste ano, e no sínodo ordinário, em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário