Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os Violinos da Verney atuam no Museu de Arte Sacra e Etnologia em Fátima


No próximo domingo, 9 de Março, pelas 16h00, decorrerá no auditório do Centro Missionário Allamano, dos Missionários da Consolata, em Fátima, um concerto da Orquestra Os Violinos da Verney.

Promovido pelo MASE (Museu de Arte Sacra e Etnologia) e sua Liga de Amigos (LaMASE), este concerto solidário visa dar a conhecer e apoiar este projecto.
 
Criada em 2008, a Orquestra Os Violinos da Verney é composta por cerca de trinta crianças e jovens entre os dez e os dezasseis anos de idade, sendo fruto de um protocolo estabelecido entre a Academia de Música de Lisboa e a Escola Básica Luís António Verney (Lisboa).
 
A EB Luís António Verney, classificada pelo Ministério da Educação como TEIP (Programa de Territorialização de Políticas Educativas e Intervenção Prioritária), tem uma população escolar que se caracteriza pelos elevados índices de insucesso e abandono escolar.
 
Este projecto, em parceria, assenta na firme convicção de que a  música é um meio privilegiado de integração e de desenvolvimento psicossocial, o que a torna numa importante aliada na construção e sedimentação dos alicerces num processo global de aprendizagem, contribuindo para que no futuro estes jovens possam exercer uma cidadania plena. Acresce que o ensino especializado da música permite, também, a descoberta de vocações e alternativas profissionais – este ano, pela primeira vez, um elemento finalista da orquestra (9º ano de escolaridade) pondera seguir a via de ensino profissional de música.
 
Na prossecução destes objectivos procuram dinamizar actividades extracurriculares que potenciem e valorizem funções sociais da música. Este ano a orquestra Os Violinos da Verney terá a feliz oportunidade de realizar o seu 1º Estágio que decorrerá no Santuário de Fátima e que culminará com o concerto final no Auditório dos Missionários da Consolata.
 
No plano artístico, a Orquestra Os Violinos da Verney realizou concertos e actividades regulares, em locais como o Centro Cultural de Belém, o Auditório da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro de São Jorge, a Biblioteca Nacional, entre outros.
 
No plano académico, são já visíveis os resultados muito positivos no desempenho dos seus elementos, e os benefícios na sua integração social na comunidade educativa, através de um maior espírito de equipa e companheirismo.
 
O Concerto terá um programa musical muito apelativo e do agrado do público, com peças incontornáveis do repertório violinístico (Vivaldi, Bach) assim como outras mais ligeiras mas sempre bonitas (Música no Coração, Feiticeiro de Oz, etc.), para além de breves notas de programa e curiosidades musicais partilhadas pela maestrina com o público. O valor da entrada para o concerto é de €2.00 e reverterá para este projecto musical. Bilhetes à venda no MASE e no Seminário da Consolata. Reservas através do telefone 249 539 470.





Sem comentários:

Enviar um comentário